8 livros sobre planejamento familiar financeiro que você deveria ler

8 livros sobre planejamento familiar financeiro que você deveria ler

Ainda que desenvolver um bom planejamento familiar financeiro seja de vital importância para qualquer família, a tarefa pode parecer um pouco complicada e até intimidante para muita gente. Mas você sabia que é possível aprender os princípios básicos de uma administração financeira eficiente por conta própria?

É isso mesmo! Apesar de existir uma gama variada de cursos, palestras e workshops disponíveis no mercado para ajudar você a descobrir boas maneiras de elaborar um planejamento familiar financeiro, muitas dessas informações podem ser encontradas em livros que tratam do assunto. Tudo o que você tem a fazer é ir à livraria mais próxima!

Se você quer aprender como organizar melhor as finanças da sua família, comece agora acompanhando 8 sugestões de livros que preparamos sobre o tema!

1. Casais inteligentes enriquecem juntos (2004)

Como o título já sugere, esse livro se dedica a dar dicas para o planejamento financeiro a dois, uma vez que problemas financeiros podem acabar afetando negativamente a convivência conjugal. A melhor delas? O diálogo!

Escrito por Gustavo Cerbasi, mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP, a obra revela como a falta de diálogo impossibilita um diagnóstico real sobre a situação financeira de um casal. Desse modo, fica difícil atingir metas, ou mesmo estabelecê-las, tomar decisões financeiras e planejar o futuro.

Com uma linguagem acessível e rico em exemplos práticos e testes, esse best-seller ensina como os casais podem ter sucesso no planejamento familiar financeiro em várias fases do relacionamento, até mesmo com a chegada dos filhos.




2. Dinheiro é um santo remédio (2013)

O objetivo do livro é fazer o leitor redefinir seu conceito de saúde financeira. Escrito por Conrado Navarro e André Massaro, ambos especialistas em finanças e economia, o livro figura entre os mais vendidos sobre planejamento financeiro desde o seu lançamento.

Em linguagem didática, a obra traça relações entre o mundo da medicina e das finanças para criar analogias que possibilitam o entendimento até mesmo de quem não tem nenhuma familiaridade com o assunto. Você vai entender, por exemplo, o que são as chamadas doenças financeiras, identificar seus sintomas e aprender a combatê-los. Os autores ainda disponibilizam uma planilha de planejamento e controle financeiro para download gratuito, a fim de que você aplique as orientações apresentadas no livro no seu dia a dia!

3. Pai rico, pai pobre (1997)

Trabalhar com exemplos reais pode ser a melhor forma de transmitir conhecimentos de maneira prática. Apostando nessa ideia, Robert Kiyosaki escreveu um guia financeiro que encabeça até hoje as listas dos best-sellers na área.

O autor, empresário e investidor de sucesso, usa sua própria história para instruir o leitor sobre a melhor maneira de tomar decisões com vistas à independência financeira.

Kiyosaki reforça inteligência e planejamento como os dois pilares do processo de autoeducação financeira, o que está sintetizado em uma das célebres máximas do livro: A inteligência resolve problemas e cria dinheiro. O dinheiro sem a inteligência financeira desaparece.

4. 12 meses para enriquecer — o plano da virada (2010)

Mais um excelente guia para quem busca investir no planejamento familiar financeiro, a obra do renomado economista com MBA em Finanças e Controladoria pela USP, Marcos Silvestre, se concentra também em sugerir condutas de saúde financeira voltadas para a prática. O livro ensina, por exemplo, a conciliar o orçamento doméstico das famílias com planos de investimentos.

O grande objetivo do “plano da virada”, proposto por Silvestre, é fazer com que as pessoas deixem de ser reféns das dívidas, dos juros e dos imprevistos, alcançando a tão sonhada independência financeira pela disciplina. Os métodos explorados no livro permitem mensurar os resultados dentro de 12 meses, além de objetivos de curto prazo que contribuem para a obtenção de benefícios mais rapidamente.

5. Gestão financeira familiar — como as empresas fazem (2016)

Gestão financeira familiar é a mais recente entre as obras da nossa lista. Escrito pelos professores de Economia da Universidade Federal do Ceará, Érico Veras Marques e Jocildo Figueiredo Correia Neto, o livro demonstra como conceitos e práticas adotados na gestão financeira de empresas podem ajudar também no planejamento familiar financeiro.

Os autores apontam que as gestões financeiras familiares geralmente são feitas de maneira intuitiva, isto é, sem método, diferentemente do que acontece nos planejamentos financeiros empresariais, elaborados a partir de técnicas e estudos com embasamento científico e direcionados para suas necessidades. Desse modo, o livro busca adaptar alguns desses conceitos profissionais de gestão financeira ao universo das finanças familiares, valendo-se dos benefícios comprovados de tais práticas.

6. Finanças femininas (2015)

É comum que as mulheres tenham um fraco pelas compras, não é verdade? Muitas vezes, ser mulher acaba exigindo mais do orçamento, tanto familiar quanto individual. Assim, as especialistas em administração e finanças Carolina Ruhman Sandler e Samy Dan reuniram esforços com a finalidade de orientar o público feminino sobre como equilibrar suas finanças.

Um bom planejamento familiar financeiro passa pela boa gestão individual do dinheiro, por parte de homens e mulheres. Por isso, Finanças femininas defende que a mulher pode e deve tomar o controle de sua vida financeira nas mais diversas fases da vida. Os métodos ensinados na obra ajudam a manter as contas em dia, de maneira que ainda sobre um extra para aqueles pequenos desejos de consumo fora de hora!

7. Seu futuro financeiro (1999)

Escrito pelo economista Louis Frankenberg, esse livro é uma guia de planejamento financeiro completo. Ele apresenta diversas dicas para a geração de renda e sobre como ter uma aposentadoria tranquila, abordando negócios, investimentos, imóveis, entre outros tópicos.

Entre os livros da nossa lista, este é o que apresenta conteúdo mais denso, fruto da abrangência das informações nele contidas. Longe de representar dificuldade para o leitor, a vasta experiência do professor Frankenberg certamente fará você refletir sobre a melhor forma de usar seu dinheiro e organizar as finanças da família.

8. Os segredos de uma mente milionária (1992)

Outro clássico entre os livros sobre planejamento financeiro, Os segredos de uma mente milionária, do canadense T. Hark Eker, discute a mentalidade destrutiva que muitos têm sobre o dinheiro e ajuda o leitor a compreendê-la e transformá-la.

Para Eker, a origem de tal mentalidade está nos conceitos acerca do tema dinheiro que cada pessoa desenvolve desde a infância. Como normalmente eles estão equivocados, é preciso superá-los para dar lugar a hábitos financeiramente saudáveis.

Esses foram os 8 livros que selecionamos para ajudar você em seu planejamento familiar financeiro.

Quer ler mais sobre o assunto? Leia aqui o que deve ser considerado no seu planejamento financeiro.