Validade do seguro de vida: confira as principais condições da SUSEP

Validade do seguro de vida: confira as principais condições da SUSEP

Quantas vezes você não se questionou se a contratação de um seguro de vida era de fato necessária? A dúvida é válida. Mas a hesitação aparece principalmente quando a visão da proteção securitária está atrelada apenas a um seguro de falecimento — quando, na verdade, sua abrangência é ampla e os benefícios são diversos.

No momento em que o seguro de vida passa a ser encarado como parte do planejamento financeiro, e como uma forma de gerenciamento de riscos, a visão da sua utilidade se transforma.

Entretanto, a contratação precisa incluir a avaliação das características do contrato, assim como a escolha de uma cobertura adequada ao seu momento pessoal e profissional.

Entenda neste post qual é a validade do seguro de vida e o que deve ser observado antes de bater o martelo, de acordo com as normas da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Entenda o que é um seguro de vida

Entenda como funciona a validade do seguro de vida

O seguro de vida representa uma garantia de proteção financeira para o segurado ou para seus dependentes, caso o provedor venha a faltar. Ele é uma espécie de contrato firmado entre o contratante e a seguradora.

As características do acordo estão indicadas diretamente na apólice, que reúne as regras de contratação entre as duas partes.

Existem diferentes coberturas para seguro de vida, que podem ser utilizadas no caso de morte, doença grave, invalidez permanente ou temporária, entre outros casos.

Por isso, o seguro de vida deve ser encarado como uma cobertura para imprevistos. Os danos, no entanto, podem variar desde problemas com a saúde até o falecimento.

Os diferentes tipos de contrato cobrem as necessidades do cliente, como os três riscos essenciais em caso do seguro de vida individual. São eles:

• por sobrevivência;

• por invalidez;

• por morte.

Dessa forma, é disponibilizado um amplo leque de opções que podem resguardar todas as etapas da vida de um segurado, desde quando ele está iniciando a sua jornada profissional até a vida adulta, ou mesmo planejando a aposentadoria.

Agora você já sabe o que é um seguro de vida, mas por que contratar?

Quais são os benefícios da contratação de uma proteção

O seguro de vida garante uma proteção financeira para o segurado ou seus dependentes. As vantagens da contratação variam de acordo com as características da cobertura, mas as principais são:

• proteger financeiramente familiares e dependentes;

• garantir uma proteção financeira que não precisa entrar em inventário;

• se resguardar financeiramente, em caso de doenças graves ou fatalidades;

• ter uma segurança financeira na qual não há desconto de imposto de renda.

Os motivos para fazer um seguro de vida são muitos. Entenda agora o que estipula a validade da proteção securitária.

O que determina a validade do seguro de vida

A SUSEP é o órgão responsável por definir as regras e estipular quais coberturas securitárias podem ser comercializadas. As seguradoras, no entanto, podem ampliar e criar suas próprias regras com base nas orientações gerais da SUSEP — sempre respeitando as normas. Falaremos sobre algumas delas a partir de agora.

Contratação de seguro de vida

Saiba como é definida a validade do seguro de vida

Existem dois modelos de contratação de seguro de vida, que pode ser vitalício ou temporário. As diferenças são:

• seguro de vida vitalício: nesse modelo, a cobertura segue vigente enquanto há o pagamento das parcelas;

• seguro de vida temporário: a cobertura tem vigência por um prazo estipulado na hora da contratação, detalhe que é registrado na apólice.

Renovação de seguro de vida

Tanto para a seguradora quanto para o segurado, não existe a obrigatoriedade de renovação da apólice ao final da vigência do contrato.

É preciso observar, no entanto, que as seguradoras devem oferecer a possibilidade da contratação de uma nova apólice, em caso de não renovação por parte do contratado.

O contratante, por sua vez, precisa entender (e observar no contrato) que pode haver nesse caso coberturas, condições ou mesmo taxas de seguro diferentes daquelas acordadas no primeiro momento.

Contratação simultânea de seguros de vida

Tendo em vista que não existe um limite para o valor da indenização a ser recebida, o segurado pode contratar o número de seguros e coberturas que desejar e considerar adequado. No entanto, para as seguradoras é facultativo tanto o aceite das propostas quanto a renovação de contratos.

Proporção entre aumento do prêmio e do valor do capital segurado

A SUSEP estabelece que há uma fórmula para o cálculo do prêmio do seguro. Veja a seguir:

prêmio = capital segurado (valor da indenização) × taxa (probabilidade de ocorrência do evento coberto na apólice)

Sendo assim, o que acontece com frequência é o aumento no valor do prêmio em decorrência da mudança de faixa etária do segurado, que passa a ter um maior risco de sinistro dentro do evento coberto no contrato.

Lembrando que prêmio é o valor pago na forma de parcelas pelo contratante ao contratado.

Recusa de seguro

A seguradora pode recusar a proposta de seguro de vida, mas deve se manifestar em 15 dias a partir da data de protocolo da proposta de adesão. A não manifestação implica no aceite automático do contrato.

Ainda assim, em caso de coberturas de risco podem ser solicitados documentos adicionais, que alteram o prazo de análise por parte do contratado.

Riscos excluídos

As condições gerais e o contrato de seguro de vida apresentam os riscos que não serão cobertos pelo plano, e por isso não são considerados motivo para sinistro.

Tendo em vista todas as condições da SUSEP, a observação das condições gerais de um seguro de vida devem ser examinadas com muito cuidado, pois nelas constam todas as informações relativas à proteção securitária.

Saiba por que contratar um seguro de vida

Menos de 20% da população brasileira conta com um seguro de vida. O baixo número, todavia, mostra que a proteção contra riscos vem sendo cada vez mais procurada no país — tendo em vista que, em 2015, a porcentagem segurada era significativamente inferior a esse número.

A proteção representa uma garantia financeira em tempos de dificuldade, seja para o segurado ou seu grupo familiar. Mais do que isso, é uma tranquilidade que permite o gerenciamento de riscos e a prevenção de riscos no dia a dia.

A validade do seguro de vida traz informações relevantes e que servem, também, como uma segurança para que o contratante realize a melhor escolha.

Quer conhecer as possibilidades de cobertura de seguro de vida? Queremos ajudar você. Entre em contato conosco!

seguro ideal

  • Publicado

    11 de janeiro de 2019

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Seguro de vida