Conheça os benefícios do seguro personalizado

Conheça os benefícios do seguro personalizado

E se o seu seguro fosse como a Netflix, em que você paga uma pequena mensalidade de acordo com o tamanho do plano que deseja? E se fosse como as operadoras de telefonia, que só cobram na medida de sua utilização? Em muitos casos, isso é possível!

O desenvolvimento de novas tecnologias trouxe uma série de transformações no ramo de seguros, fundamentadas pela Circular nº 592/2019, da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). E assim surgiu o seguro personalizado.

Esqueça a associação de seguro de vida a um produto engessado e ligado somente a uma espécie de herança para beneficiários. Abandone também a ideia de que o seguro auto é caríssimo, com seus confusos critérios de cálculo de prêmio.

Com o seguro personalizado, abre-se espaço para preços únicos para cada segurado, com coberturas flexíveis e ajustáveis, segundo sua necessidade durante a vigência da apólice. E o melhor: tudo mais barato. Quer mais sobre o assunto? Continue com a leitura!

O que é seguro personalizado?

Saiba o que é seguro de vida personalizado

A ideia de ter produtos securitários customizados surgiu na esteira da Internet das Coisas (IoT) e da disseminação de sensores conectados a softwares de Big Data.

Esse tipo de tecnologia deu às seguradoras de veículos, por exemplo, a possibilidade de propor a instalação de chips nos automóveis dos segurados, a fim de coletar dados como tempo de frenagem, velocidade média, trajetos percorridos, horários e dias de uso do veículo, entre outras informações.

De posse de todo esse oceano de dados, muitas empresas de seguro auto passaram a oferecer descontos especiais na renovação da apólice dos motoristas com baixo potencial de sinistralidade.

De lá para cá, o sucesso desse dessa iniciativa tem sido tão grande que outros segmentos de proteção também começaram a formatar produtos personalizados.

Vamos a alguns exemplos. Já imaginou se o prêmio de sua apólice de seguro saúde fosse calculado com base em uma selfie enviada à seguradora? Em poucos minutos poderiam ser coletados dados como idade, sexo e IMC para identificar o risco e, assim, entregar um valor justo e personalizado a cada cliente.

Pense também na possibilidade de fazer uma apólice de seguro de vida por valor ainda menor do que o atualmente praticado, simplesmente porque permitiu que dispositivos vestíveis (wearables).

Relógios ou pulseiras inteligentes poderiam coletar dados como batimentos cardíacos, pressão sanguínea, taxa de glicose e colesterol e, dessa forma, oferecer informações precisas para facilitar o cálculo de risco da seguradora.

O mesmo raciocínio poderia ser dito sobre a “assinatura” de um seguro residência, com formato e preço embasados nos dados obtidos por meio de sensores instalados na residência, concorda?

Pois bem, todo esse universo ajuda não somente a baratear o preço, como também a entender melhor os hábitos de vida e consumo de cada segurado.

Quais são os benefícios do seguro personalizado?

Você pode contratar um seguro de vida temporário on demand para momentos específicos de risco. Um seguro dessa natureza ainda dá margem para que a cobertura para doenças graves seja agregada a serviços de atendimento médico especial, tudo em apenas alguns minutos.

Por fim, permite que um viajante esquecido contrate seu seguro viagem com apenas alguns cliques no smartphone — enquanto aguarda embarque no aeroporto. Essa é a era do seguro personalizado.

Nesse cenário, o seguro personalizado representa uma verdadeira reinvenção do segmento securitário, tamanha a transformação que promove. De repente, você tem a possibilidade de contratar um seguro com preço individualizado, duração maleável e coberturas exclusivas. Incrível, não?

De maneira geral, seus benefícios são:

• cobertura de seguro de vida (residencial ou automotivo) construída livremente segundo as necessidades específicas de cada segurado;
custos mais baixos;

• vigência flexível (que pode chegar até mesmo a ser de algumas horas);
criação de novos formatos de proteção (como pay per use, no qual você só paga quando usar e quanto usar);

• sistema de descontos na renovação segundo o comportamento do cliente (nível de saúde, expertise na condução de veículo, estado de conservação da residência etc.);

• liberação mais rápida do capital segurado;

• facilidade para adaptação em diferentes momentos de vida;

• versões de seguro de vida que misturam proteção e investimentos rentáveis;

• formatação segundo as disponibilidades financeiras de cada família (produtos mais democráticos).

Como adquirir um seguro personalizado?

Seguro personalizado

A aquisição de um seguro customizado exige uma avaliação minuciosa de suas necessidades, a fim de formatar o produto que melhor se alinhe às suas demandas reais, sem inserção de coberturas adicionais que jamais serão utilizadas.

Além disso, deve-se optar por uma seguradora que tenha flexibilidade na montagem do rol de coberturas, com tradição no mercado e rapidez no processo de liberação do capital segurado em caso de sinistro.

Considerando que a base do seguro personalizado é justamente a tecnologia, os recursos tecnológicos utilizados pela seguradora também devem servir de base para a cotação da melhor empresa que protegerá a você, sua família ou seu patrimônio.

Mongeral Aegon, que pertence a um dos maiores grupos do mundo de seguro de vida e previdência privada já saiu na frente no Brasil. Com quase 200 anos de atuação ininterrupta no Brasil e mais de R$ 390 bilhões em capital segurado, oferece seguros de vida flexíveis e com coberturas altamente diversificadas, para muito além de morte ou invalidez. Alguns exemplos são:

• Assistência Personal Care, englobando assistência residência (como serviços de reparação hidráulica, elétrica, vidros, troca de fechaduras etc.);

• assistência automotiva, nutricional, reembolso de medicamentos e guarda de animal doméstico

• cesta básica de até R$ 200 para os beneficiários em caso de falecimento do segurado;

• diárias por internação hospitalar.

A Mongeral Aegon é, portanto, pioneira no segmento de seguros e também está na vanguarda quando o assunto é um produto flexível, apoiado em tecnologia e extremamente próximo do cliente.

Como você pode ver, o seguro personalizado é uma revolução na área. Ele traz muito mais praticidade à vida dos segurados e atende às suas variadas demandas de forma efetiva — basta optar por uma seguradora competente ao adquiri-lo.

Quer permanecer atualizado sobre tudo o que se refere a seguros, investimentos e educação financeira? Então aproveite para baixar agora mesmo nosso e-book “Guia descomplicado sobre como funcionam os investimentos no exterior”.

  • Publicado

    25 de novembro de 2019

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Seguro de vida