Seguro para famílias: quais as opções mais recomendadas?

Seguro para famílias: quais as opções mais recomendadas?

Quando o assunto é proteção da família, as pessoas logo pensam em aderir a um plano de saúde e até em economizar para deixar uma herança. Mas nem todos se interessam por uma modalidade de benefícios resultante da contratação de seguro para famílias.

Em nosso país, ainda é incipiente a cultura de nos anteciparmos a problemas e de sermos precavidos. Somos um povo batalhador e disposto a lutar pelo dia a dia, mas temos pouca educação financeira para tomar a consciência de que cuidar da família é, também, livrá-la de percalços caso algo nos aconteça.

De uns tempos para cá essa mentalidade vem sendo alterada, aos poucos. A atenção dos cidadãos está se voltando para a necessidade de um planejamento familiar que inclua a garantia de apoio para reestabelecimento financeiro em caso de algum imprevisto com os provedores da família.

Siga a leitura deste post e perceba a importância de ser proativo para dar suporte aos entes queridos quando for mais necessário. Boa leitura!

O seguro para famílias como opção

seguro para famílias

Apesar de não ser preocupação “número 1” dos brasileiros, ter um seguro voltado para cuidados familiares começa a fazer parte dos planos de muitos e da realidade de tantos outros.

Dados de uma pesquisa encomendada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) mostram que 66% dos entrevistados se preocupam com situações imprevisíveis que podem prejudicar a família.

Há algumas ações tomadas para minimizar impactos de uma eventual ausência do gerador de renda da casa, ou da sua impossibilidade laboral por um tempo. Entre elas, contratar um seguro aparece em segundo lugar, perdendo apenas para realizar aplicações financeiras.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), reguladora do mercado de seguros, também realizou uma análise de conjuntura. Ela aponta que o segmento Pessoas superou o segmento Auto (seguro para veículos) pelo segundo ano consecutivo em 2018.

Isso mostra que vem crescendo o entendimento de que a vida vale mais do que bens. É a prova de que os seguros têm se tornado uma opção para aqueles que buscam por tranquilidade e proteção familiar.

A importância dos seguros para a qualidade de vida

Manter o padrão de vida da família é o maior desejo daqueles que buscam um seguro. O que move o contratante é aliviar as dificuldades que os parentes podem passar em casos extremos.

Nesse cenário, o conceito de qualidade de vida vale para ambos: para o contratante e para os beneficiários.

Isso porque é possível levar uma vida mais leve sabendo que, na sua ausência, sua família não passará por apuros. E, caso algo aconteça, as pessoas listadas para terem direito ao benefício poderão seguir seus caminhos, sem que questões financeiras pesem mais do que as emocionais decorrentes do imprevisto.

Como vantagens dos seguros, podemos citar a continuidade da educação dos filhos, o sustento das contas da casa, a manutenção de um tratamento de saúde, a garantia de quitação do financiamento da casa própria, a proteção contra despesas em caso de morte ou acidente.

É por isso que a relação entre seguros e qualidade de vida é tão direta: quem se antecipa ao futuro tem paz para seguir o cotidiano, e quem é confortado pelos auxílios oferecidos no acionamento do seguro tem forças para enfrentar a situação, por mais difícil que ela seja.

materiais educativos

Seguros essenciais para as famílias

As opções de seguros voltados para proteção particular e de pessoas são muitas, e é importante destacar que nenhuma delas é voltada para gerar riqueza ou algum tipo de lucro.

Todas foram desenvolvidas para amenizar traumas financeiros e emocionais decorrentes da perda de quem sustenta a casa, ou da incapacidade de trabalho parcial ou permanentemente, por doença ou acidente.

Conheça algumas modalidades agora!

Seguro de vida

O seguro de vida é para recompor o padrão familiar caso aconteça uma falta prematura.

No caso de perda da capacidade produtiva, ele é importante para que os compromissos continuem sendo honrados, especialmente para profissionais liberais que dependem do trabalho contínuo e contam com poucos benefícios legais para se sustentar.

As principais coberturas previstas nessa modalidade de seguro são: morte acidental ou natural, assistência funerária, diária por incapacidade temporária, invalidez permanente total ou parcial, diária por internação hospitalar, doenças graves, despesas médicas.

Seguro-saúde

É um tipo de seguro que acaba trazendo mais comodidade do que o muito conhecido plano de saúde.

Os planos de saúde operam com uma rede conveniada, na qual consultas, cirurgias e procedimentos são realizados apenas na rede credenciada.

Com o seguro-saúde, há a livre escolha do cliente. Ele pode consultar com o profissional que quiser, no hospital ou laboratório que preferir. As despesas serão reembolsadas posteriormente pela seguradora.

Seguros específicos

Existem no mercado opções de seguros com focos bem específicos, como:

• senioridade;
• profissão;
• doenças graves;
• incapacidade temporária;
• invalidez;
• proteção individual;
• proteção familiar.

É essencial analisar as coberturas e vantagens para fazer a melhor escolha de acordo com a necessidade de cada pessoa ou família.

Seguros diferenciados no mercado

seguro para famílias

Algumas empresas de seguros já compreenderam que oferecer uma experiência positiva ao cliente é o que influenciará a escolha por uma empresa ou por outra na hora da contratação.

Contratar um seguro voltado para a família é algo que deve ser planejado e estudado. Por isso, vale a pena adotar algumas medidas para ter maior sucesso na escolha. Veja:

• pesquise se a corretora ou seguradora é credenciada na Susep;
• busque informações sobre a solidez da empresa;
• leia comentários de clientes nas redes sociais;
• identifique reclamações em sites de defesa dos direitos do consumidor;
• analise bem a cotação e as coberturas oferecidas.

Vale ressaltar que atendimento personalizado é um dos quesitos que mais agradam, com corretores exclusivos aptos a darem consultoria e a facilitar o entendimento de todas as cláusulas da apólice.

A agilidade na coleta dos documentos e no retorno sobre a aceitação do contratante também é importante, já que uma vida corrida é a realidade que todos enfrentam na atualidade.

Além disso, é preciso ter canais de atendimento ágeis, móveis e que simplificam a troca de informações e de comprovantes. No caso da Mongeral Aegon, por exemplo, o site disponibiliza chat e um simulador de seguros. Além disso, o WhatsApp é adotado para o relacionamento com o cliente.

Segundo o Wagner Lima, superintendente regional da empresa, “um dos diferenciais é o atendimento individualizado e o sistema que guarda com qual atendente o cliente conversou, permitindo dar continuidade às consultas realizadas”.

Ele completa que uma consultoria personalizada pode levar 40 minutos, já que o importante para a seguradora é explicar todas as coberturas das modalidades de seguro para famílias e tirar todas as dúvidas que o cliente possa ter.

Para conhecer melhor os produtos de seguro pessoal e familiar mais personalizados do mercado, entre em contato com a Mongeral Aegon! Nossos consultores estão esperando para atender você.

seguro ideal

  • Publicado

    06 de setembro de 2019

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Seguro de vida