O que fazer com o dinheiro da restituição do IR 2017?

O que fazer com o dinheiro da restituição do IR 2017?

Os lotes da restituição do IR 2017 começam a ser pagos no dia 8 de junho. São sete lotes liberados mensalmente até dezembro. Sua restituição é sempre paga com uma atualização monetária vinculada à taxa Selic, uma correção de acordo com a inflação anual. O primeiro lote é preferencial para pessoas idosas, com deficiência física, mental ou doença grave. Em seguida, receberão as pessoas que enviaram a declaração primeiro, desde que não tenham caído na malha fina.

Se você quer saber se foi contemplado, pode fazer a consulta pelo site da Receita Federal ou pelo telefone, através Receita Fone – de número 146. Aproveite para conferir nossas dicas e se planejar para usar bem a sua restituição do IR 2017!

1. Reinvista o dinheiro da restituição do Imposto de Renda no seu PGBL

Se você fez uma previdência privada, no modo PGBL, para guardar dinheiro para a aposentadoria, nada melhor do que reinvestir sua restituição, ou seja, em você e no seu futuro. Mas não se iluda. Esse investimento só se paga se for de longo prazo, pois na hora de retirar o dinheiro você paga também o Imposto de Renda e a mordida pode ser maior ou menor de acordo com a tabela escolhida e com o tempo de aplicação.

Para aproveitar esse investimento, é necessário fazer o aporte até dia 31 de dezembro deste ano. Assim você usa o valor para a declaração que fará no ano que vem, referente a 2016.

Conheça nosso plano de previdência Vida Toda.

Leia mais: Qual a diferença entre PGBL e VGBL?

2. Faça uma reserva financeira

Tem épocas que sobra mês e falta salário. Para não apelar para empréstimos bancários, mantenha uma reserva financeira compatível, no mínimo, com um mês dos seus gastos.

3. Busque formas de melhorar a renda familiar

Se você não tem dívidas e quer um investimento de longo prazo para melhorar a renda familiar quando se aposentar, é bom avaliar os investimentos de renda fixa. Segundo o diretor de investimentos da Mongeral Aegon, Cláudio Pires, eles são uma boa opção para quem não quer correr muitos riscos na hora de investir, mas quer ter um retorno maior do que a poupança.

Leia mais: Descubra onde investir de acordo com a sua idade

4. Pague suas dívidas

Dinheiro extra é ótimo para quitar dívidas que estejam prejudicando o orçamento da casa ou da família. Compras no cartão, empréstimos, cheque especial…tudo isso pode virar uma bola de neve difícil de controlar. Além disso, os juros geralmente são maiores que o rendimento de investimentos, então não deixe de aproveitar esse momento para se livrar das preocupações.