Quando é necessário ter uma reserva financeira?

Quando é necessário ter uma reserva financeira?

Ninguém sabe a hora que imprevistos podem acontecer, não é mesmo? E não tem jeito: vez ou outra, eles marcam presença. A verdade é que, no fim das contas, aquele velho ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar faz cada vez mais sentido. Sendo assim, saiba quando é necessário ter uma reserva financeira neste post.

Ao controlar as finanças, você não apenas cuida da sua entrada e saída de recursos como também cria uma reserva de emergência para cuidar melhor da sua família! Não parece o cenário ideal? Então, confira agora mesmo 10 situações que podem demandar uma reserva financeira!

Quando é necessário ter uma reserva financeira?

1. Perda de emprego

Crises econômicas e mudanças drásticas na política do país são provas incontestáveis de que as coisas podem mudar praticamente da noite para o dia. A não ser em raras exceções, a maioria das pessoas pode perder seus empregos a qualquer momento. Nesse caso, como conciliar as finanças?

Se você conta com uma reserva financeira, de preferência que cubra de 3 a 6 meses das suas despesas cotidianas, você consegue ter mais tranquilidade, aconteça o que acontecer. Afinal, terá uma quantia suficiente para arcar com as contas do mês, garantindo o bem-estar da sua família enquanto procura por uma solução mais perene.

2. Falecimento ou doença

É difícil estar preparado para lidar com doenças ou com a perda de um ente querido, não é verdade? Nessas horas, os custos com despesas médicas, exames ou serviços funerários podem ser bastante elevados. Arcar com essas despesas pode, portanto, gerar dívidas altíssimas. Especialmente nesses casos, a reserva é de suma importância.

Mas vale a pena ressaltar outras maneiras de evitar que a família entre em situações como essas. É o caso da contratação de um seguro de vida, recurso que serve para gerar mais tranquilidade aos envolvidos em casos de doença, acidentes ou até mortes. As coberturas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades dos membros da família.

3. Prevenção de dívidas

Juros do cartão de crédito, empréstimos de última hora ou impulsos de compra podem levar suas despesas a serem mais elevadas que as receitas, gerando as temidas dívidas. Para evitar que isso aconteça e acabe abalando seu orçamento, é essencial manter o planejamento financeiro em dia e a sua reserva montada.

Caso você perceba que exagerou nas promoções e liquidações, pode remanejar recursos da reserva para evitar dívidas com juros exorbitantes. É a estratégia da prevenção colocada em prática!

seguro ideal

 

 

 

 

 

4. Imprevistos de rotina

Que atire a primeira pedra quem nunca perdeu a chave de casa e precisou chamar o chaveiro 24 horas ou que nunca deixou o celular cair na água e se deparou com um valor de conserto absurdo. Imprevistos acontecem todos os dias.

Diante disso, ficar sem sua estimada reserva é um belo jeito de transformar um problema em dois! Assim, além de ter que arrumar uma solução para o que já está quebrado, você ainda vai precisar pagar pelo conserto. Entenda: uma reserva é uma ótima maneira de descomplicar as situações do dia a dia.

5. Viagens em família

quando é necessário ter uma reserva financeira

Reservar um tempo para a família é muito importante, especialmente depois de um ano cheio de trabalho e desafios. Por isso, uma viagem de férias pode ser o que todos os integrantes precisam para relaxar e aproveitar momentos de qualidade juntos. Mas com que dinheiro pagar a viagem?

reserva financeira não serve só para resolver problemas! Ela também pode render bons pacotes de transporte e acomodação, especialmente se você se planejar com antecedência. Lembre-se: essa é uma ótima oportunidade de se divertir com as pessoas que ama!

6. Chegada de bebês

A chegada de novos membros na família com certeza é uma grande alegria. Mas montar um enxoval, preparar o quartinho, pensar na internação e em todos os outros quesitos que envolvam o início de uma nova vida pode sair bastante custoso.

Nessa hora, contar com uma reserva e um bom planejamento financeiro é de grande ajuda, seja para os pais de primeira viagem ou para os mais experientes.

7. Aquisição de bens

Os desejos da conquista da casa própria ou do primeiro carro podem ser realizados com o auxílio de uma reserva financeira.

Afinal, as reservas servem não só para a proteção contra situações não planejadas, mas também para realizar sonhos! Independentemente do objetivo que você tem em mente, saiba: o hábito de poupar e investir todo mês para formar sua reserva é essencial para alcançá-lo.

8. Reforma da casa

quando é necessário ter uma reserva financeira

Contar com uma reserva financeira também pode ser fundamental para que aquela reforma que você tanto esperou para fazer fique ainda mais próxima da realidade.

Como reformar, mesmo que seja um cantinho pequeno, também é custoso, é preciso ter um planejamento bem estipulado e, claro, um orçamento reservado para isso.

9. Estudo dos filhos

Um sonho muito comum da grande maioria dos pais é o de garantir um bom caminho de estudos para seus filhos. Afinal, esse é um dos maiores legados que se pode deixar para as gerações futuras.

Seja na fase inicial da formação ou na entrada para a faculdade, os gastos com essa área podem ser bastante elevados. Construir uma reserva ao longo dos anos o ajudará a realizar esse sonho.

10. Aproveitamento de oportunidades

Desde a promoção de um eletrodoméstico para a casa até um investimento com boas taxas de juros, algumas oportunidades são únicas na vida. Seja qual for a situação, é fato: quem tem uma reserva tem mais chances de conseguir aproveitar essas brechas para fazer o dinheiro render ainda mais.

Como você viu, o planejamento financeiro é algo indispensável a toda família que pretende ter mais segurança e tranquilidade, alcançando a estabilidade. O segredo da montagem do planejamento ideal está na disciplina, no tempo e na dedicação. Tenha sempre em mente que ele pode fazer toda a diferença na hora que você mais precisar!

E se você se interessou por este conteúdo, aproveite para baixar gratuitamente nosso e-book sobre planejamento financeiro familiar! Pronto para virar um especialista no assunto?

materiais educativos