9 dicas para economizar no presente do dia das crianças

9 dicas para economizar no presente do dia das crianças

Comemorar o 12 de outubro e dar presente do Dia das Crianças é uma tradição bem comum na família brasileira. No entanto, se não for planejada e conversada, essa compra pode prejudicar o orçamento doméstico no mês e, até mesmo, comprometer o processo de educação financeira dos filhos. Eles podem, por exemplo, não valorizar o presente como deveriam, ou pedir algo muito além das possibilidades financeiras dos pais.

Neste post, você saberá mais sobre a idade limite para continuar presenteando as crianças e receberá algumas dicas para comprar uma lembrança para a data sem prejudicar o planejamento financeiro familiar. Veja até quando dar presente do Dia das Crianças e confira 9 dicas para economizar!

Até quando dar presente do Dia das Crianças?

Presente do dia das crianças: até quando dar?

Quando o assunto é presente para o Dia das Crianças, muitas vezes fica a dúvida: até quando presentear os filhos na data? A verdade é que não há resposta fechada para essa questão. O ideal é observar de perto o comportamento dos filhos em relação ao Dia das Crianças.

Caso perceba que eles não ligam tanto para a data e, consequentemente, para o presente, vale manter o diálogo e discutir se vale a pena ou não celebrar a ocasião.

Por volta dos 12 ou 13 anos, as crianças já começam a entrar na adolescência. Então é natural que queiram se afastar de comportamentos e celebrações mais infantis. Se esse for o caso, respeite a decisão e, aos poucos, deixe a comemoração do Dia das Crianças de fora do calendário da família.

Mas se ainda não chegou esse momento, veja a seguir algumas sugestões de como não estourar o orçamento!

9 dicas para economizar no presente do Dia das Crianças

Caso decida presentear os pequenos no Dia das Crianças, é essencial planejar as compras para a data e incluir o valor no orçamento doméstico. Para não errar, siga algumas dicas. Veja!

1. Pesquise preços

O primeiro passo para economizar no presente para o Dia das Crianças é pesquisar preços. Não são poucos os pais que deixam para fazer as compras da data em cima da hora. Com isso, acabam adquirindo o produto na primeira loja que aparece, sem pesquisar se o valor é realmente o menor do mercado.

Não cometa esse equívoco. Depois de decidir o que quer dar para as crianças, faça uma pesquisa e compare preços em diferentes lojas.

2. Estabeleça um limite de valor

Para não gastar mais do que pode no presente de Dia das Crianças, outro cuidado importante é estabelecer um valor máximo para a compra. Faça uma análise do orçamento doméstico mensal e veja quanto pode separar para a aquisição considerando outros gastos da família.

Se necessário, reduza as despesas em alguma outra categoria para compensar o valor que gastará com o presente e com a comemoração da data. Dessa forma, você mantém as finanças equilibradas.

materiais educativos

3. Não se deixe levar pela emoção

Outro cuidado importante na busca por um presente para o Dia das Crianças é não se deixar levar pela emoção. Às vezes, os pequenos querem um brinquedo específico que está muito além das possibilidades financeiras da família.

Por mais que seja difícil dizer não, é importante ser firme e explicar para a criança por que ela não pode ganhar determinado produto no momento.

4. Compre com antecedência

Quem quer economizar no presente para o Dia das Crianças deve, se possível, planejar para fazer as compras com antecedência. É comum que os preços de produtos como brinquedos, roupas e outros itens voltados para os pequenos subam com a proximidade da data.

Comprar o presente antes também possibilita fazer sua aquisição pela internet, que, muitas vezes, oferece preços mais competitivos. Como você tem tempo, não precisa se preocupar tanto com o prazo de entrega.

5. Fique de olho na oscilação de preços

Pesquisar valores antes de comprar um produto é cuidado importante. No entanto, para economizar é preciso ir além. Programe alertas em ferramentas como o Google Shopping e fique de olho nas oscilações de preço de determinado item. Se o valor baixar de forma considerável por conta de uma promoção, não perca tempo e compre logo o presente.

6. Tome decisões em família

Na hora de comprar presente do dia das crianças, tome decisões em família

Economizar deve se tornar um hábito familiar e não individual. Nesse sentido, todas as decisões em relação às compras da casa devem ser tomadas em conjunto. Isso vale também para o presente de Dia das Crianças.

Vale a pena consultar as crianças sobre o que elas gostariam de ganhar, mas também deixar claro o valor máximo que vocês podem gastar para a aquisição. Dessa forma, fica mais fácil chegar em um presente que agrade os pequenos e se enquadre nas possibilidades financeiras da família.

7. Avalie custos adicionais

Na hora de fazer uma compra, muitas pessoas se esquecem de avaliar possíveis custos adicionais na aquisição. Ao fazer um pedido pela internet, por exemplo, você deve considerar no seu orçamento o valor do frete que, em determinados casos, é quase o preço do produto.

8. Pague à vista

Para economizar no presente do Dia das Crianças, dê preferência para o pagamento à vista. Além de reduzir a chance de ter problemas para quitar as parcelas, você ainda pode negociar um bom desconto com a loja por pagar o valor no débito ou em dinheiro.

9. Una diversão com aprendizado

Nem só o aspecto financeiro deve ser avaliado na hora de pesquisar o presente para o Dia das Crianças. O ideal é, além de encontrar algo com um bom preço, procurar por produtos que ofereçam bom custo-benefício.

Presentes que estimulam o aprendizado podem e devem ser considerados pela família. Afinal, além de se divertir, a criança usa o tempo brincando para aprender temas relevantes para o seu desenvolvimento.

Pesquisar preços, estabelecer um limite de valor, comprar com antecedência e tomar decisões em família. Siga essas e outras dicas deste post e ficará muito mais fácil economizar no presente para Dia das Crianças! Lembre-se que essa é uma ocasião perfeita para começar a discutir educação financeira com os pequenos e, além disso, tomar decisões cada vez melhores para as finanças de todos.

Quer ler outros conteúdos que ajudarão a organizar a vida financeira da sua família? Assine agora mesmo nossa newsletter!

seguro ideal