Confira 7 passos para criar um ótimo plano de carreira

Confira 7 passos para criar um ótimo plano de carreira

Boa parte da vida de uma pessoa é destinada ao âmbito profissional. Exatamente por isso, dedicar um tempo para a elaboração de um plano de carreira é fundamental a fim de que esse caminho possa ser trilhado com sucesso.

Entenda desde já: todos os passos de evolução dentro de uma profissão exigem um bom planejamento, desde conseguir o emprego dos sonhos até subir de cargo ou virar um líder. Logo, todos os objetivos devem ser listados para se traçar um projeto certeiro na direção desejada.

Você deve desenvolver um plano de carreira para levá-lo do seu estado profissional atual ao patamar que deseja chegar em um período determinado de tempo. Quer saber como?

Preparamos este conteúdo com 7 passos determinantes para ajudá-lo na sua missão de alcançar seus objetivos profissionais. Boa leitura!

Confira 7 passos para criar um ótimo plano de carreira

1. Faça uma avaliação pessoal

plano de carreira

O primeiro passo consiste em identificar seus sonhos e objetivos. Isso vale tanto para quem está entrando no mercado de trabalho quanto para quem pretende mudar de área de atuação ou evoluir na função que já exerce. Uma avaliação clara de seus desejos serve para que realmente entenda aonde almeja chegar.

Reflita tanto sobre sobre seus pontos fortes como sobre aqueles pontos que requerem aprimoramento. Liste também seus talentos, suas motivações e seus valores que contribuem para a construção de seus objetivos.

2. Reflita sobre seu estado atual

Entender seu estado profissional atual também é fundamental para seu plano de carreira. Aproveite esse momento para fazer algumas reflexões que podem ajudá-lo a entender sua situação hoje, como:

• qual a sua ocupação profissional;

• se você é feliz e satisfeito com o trabalho que desempenha hoje;

• quais são as atividades que mais gosta de fazer no dia a dia de trabalho e quais não gosta tanto.

Deixe as respostas dessas e de outras perguntas virem à tona e anote todas as ideias em um papel. Às vezes, simplesmente escrever os pensamentos, tirando-os do mundo abstrato, já ajuda a clarear suas preferências.

seguro ideal

3. Aprimore suas habilidades

O passo anterior é fundamental para você entender que tudo o que aprende no momento atual é imprescindível para que chegue a seu objetivo maior. A reflexão serve como uma conexão entre o agora e o futuro. E é nesse ponto que você pode entender as habilidades que a evolução da sua carreira pode exigir.

Algumas características básicas notadas nas pessoas que têm as melhores oportunidades de avanço profissional são: boa comunicação, inteligência emocional, proatividade, facilidade em aprender, espírito de liderança, capacidade de trabalhar em grupo, interesse em aprender diferentes línguas e domínio de informática, entre outras.

É possível que a área em que você pretende atuar exija mais conhecimentos e especializações, mas isso não o impede de adicionar essas características à sua lista de qualidades.

4. Defina objetivos claros

plano de carreira

Essa é a hora de pensar no seu estado desejado. Imagine aonde você quer chegar daqui a 2, 5, 10, 20 anos. Liste a situação ideal em cada um desses prazos e seus objetivos para aquele momento.

Imagine, por exemplo, que hoje você é estagiário em uma agência. Daqui a 2 anos, você pode se imaginar como um assistente de diretor de arte. Daqui a 5, como um diretor de arte. Daqui a 10, como diretor de criação. E assim por diante.

Quanto mais claros forem seus objetivos, mais claro será também o caminho que você deve traçar para chegar até lá. Assim, cada ação do seu dia a dia pode ser baseada no seu propósito maior de atingir o cargo ideal. Essa reflexão é de extrema valia para que você alcance a plenitude em cada ocasião profissional que viver.

5. Trate de se organizar

Com objetivos traçados, é hora de montar um plano de ação para colocá-los em prática. Nesse ponto, você pode dividir seus objetivos em pequenos passos para que eles sejam mais fáceis de alcançar. Planilhas podem ser boas ferramentas visuais para entender o percurso.

Se você hoje trabalha na área fiscal de uma empresa e almeja ser o líder do setor, por exemplo, pode definir que o próximo passo é fazer um curso que proporcione ainda mais conhecimento em tributações. Depois, pode se especializar em liderança e assim por diante.

O ideal é que cada um desses passos seja planejado e executado de forma organizada, para que você não se perca pelo meio do caminho.

6. Esteja preparado para mudanças

As coisas nem sempre acontecem exatamente como está no papel. Por isso, ao mesmo tempo em que é preciso ter muito foco e disciplina para chegar aonde se deseja, também é preciso estar aberto a ajustes de rumo.

Os obstáculos sempre aparecem e é preciso lembrar que não existe um único caminho até o objetivo final. Na verdade, é impossível prever exatamente o que vai acontecer com sua vida profissional. Justamente por isso, seu plano não pode ser engessado. Ele deve se adaptar às mudanças pessoais e às necessidades do mercado de trabalho.

7. Conte com uma segurança extra

Todos os passos que envolvem conseguir o trabalho desejado e avançar na carreira podem levar algum tempo. E como ninguém gosta de se sentir despreparado, contar com uma segurança financeira pode garantir a você mais tranquilidade nessa busca.

Estabilidade financeira é um fator muito importante para qualquer pessoa. Por isso, precaução nunca é demais. Um seguro de vida garante auxílios ao contratante e seus beneficiários, como em casos de acidentes ou fatalidades. Com uma proteção dessas, você sabe que pode se dedicar ao máximo à construção da sua carreira e ficar mais aliviado em situações imprevistas.

Mesmo sendo bastante competitivo, o mercado de trabalho também é dinâmico, permitindo que as pessoas criem sua própria história dentro de uma profissão. Um plano de carreira serve para que você assuma o papel de protagonista dos seus objetivos e chegue a seu destino final trilhando um caminho de sucesso.

Com todos os passos que compartilhamos aqui e com bastante capacitação e determinação, você tem tudo para atingir seus propósitos profissionais. Pronto para essa jornada?

materiais educativos

Não deixe de entrar em contato com nossos especialistas para ver como podemos ajudá-lo a criar um plano de carreira com segurança!

  • Publicado

    12 de novembro de 2018

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Carreira