Os 7 maiores sonhos dos brasileiros

Os 7 maiores sonhos dos brasileiros

Se você respira tem sonhos. Aliás, quem nunca sonhou acordado com algo que desejou muito? Nossos sonhos estão ligados a nossas crenças, anseios e até mesmo necessidades. É sobre isso que vou falar aqui.

Você já parou para pensar que muita gente consegue realizar seus sonhos, enquanto outros nem chegam perto disso? Fiz uma pesquisa para saber quais são os principais sonhos dos brasileiros e identifiquei sete que ganham em disparada. Veja se o seu está aqui e qual o melhor caminho para realizá-lo.

1 – Viagem

Viajar para o exterior, viajar pelo Brasil, viajar nos finais de semana… Não importa, nós queremos é viajar, melhor ainda se for gastando pouco. Todos os meus clientes (TODOS) têm uma reserva apenas para colocar o pé na estrada e dar uma escapada. Afinal, eu ensino práticas financeiras que levam à liberdade. Quer prova maior de liberdade do que ir para onde quiser? A reserva financeira possibilita a realização desse sonho sem encher a mala de dívidas. Melhor do que viajar é voltar e ter que se preocupar apenas em postar as fotos. Conhece alguém que ainda está pagando as lembrancinhas que comprou há seis meses numa viagem? Eu particularmente acredito que esse sonho tem a ver com nosso desejo de liberdade e nossa sede por experiências novas.

2 – Cirurgia plástica

Uau! Nós, brasileiros (sim, homens e mulheres), somos muito preocupados com a aparência. Queremos estar bem, parecer bem. Deve ser esse o motivo da cirurgia plástica estar no topo da nossa lista. Mas há um grande risco aqui: em nome da beleza muita gente acaba arriscando a vida. Cirurgia é coisa séria, mesmo as mais simples. Não adianta escolher o cirurgião mais barato, pois a coisa pode ficar feia. Bons profissionais custam caro. Eu ainda não indico meus clientes a terem uma reserva para cirurgia plástica, mas se você tem mesmo esse sonho, programe-se. Antes de pensar em reduzir medidas pelo bisturi engorde a sua reserva financeira.

3 – Casa própria

Quem nunca ouviu falar no sonho da casa própria? Ao juntar as escovas de dente, o brasileiro quer logo entrar num financiamento de imóvel. Não vou ficar aqui fazendo cálculos difíceis para tentar convencer você de que esse sonho pode estar equivocado, até porque estamos falando de cultura e isso dá “pano pra manga”. Porém, a compra de um imóvel é a despesa mais alta que você pode fazer ao longo da sua existência. Afinal, normalmente, são 30 anos para pagar por um sonho. Antes de tomar a decisão, veja qual o impacto que isso trará sobre sua vida. Se o imóvel é financiado, há sempre perdas financeiras em função dos juros cobrados. Pense e se planeje. Evite fazer financiamentos muito longos ou com entrada pequena. Uma boa dica é investir dinheiro durante algum tempo e dar uma entrada maior. Lembre-se: quem casa quer casa e não uma dívida.

4 – Carro

Existe um comportamento em nossa sociedade que é muito preocupante a respeito desse sonho. A primeira coisa que o brasileiro faz ao conseguir o primeiro emprego é financiar um carro. Logo na largada, compromete parte da renda com um passivo (passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso). E não para por aí. Ao subir de cargo e de salário, passa para um carro mais luxuoso e compromete uma parte ainda maior da renda com o financiamento. O sonho do carro parece não ter fim, pois começa de novo cada vez que um modelo novo é lançado.

Então, qual o problema em realizar o sonho de ter um carro? O único problema é não estar preparado para manter uma despesa alta. Sim, no Brasil, o custo do automóvel é um dos mais altos do planeta. Engana-se quem pensa apenas no valor da parcela do financiamento. Para não ficar a pé no meio do caminho, é preciso estar preparado para os custos com combustível, manutenção, seguro e mais um monte de despesas que rondam a compra de um carro.

5 – Academia de ginástica

Bem, isso está ligado à qualidade de vida, boa forma, saúde e por aí vai. É justificável.

A única coisa que não entra na minha cabeça é o que faz o cidadão se dar ao trabalho de ir até uma academia, fazer uma matrícula, um pacote de serviços e não aparecer para malhar! Não faz sentido, é jogar dinheiro fora.

Há um tempo, tive uma experiência assim. Meu marido fez sua matrícula na academia. Não satisfeito incluiu a família inteira no pacote: ao todo, quatro pessoas. Eu e meu filho fomos algumas vezes, minha filha nunca foi, até que eu cancelei as matrículas. Afinal, nosso dinheiro é muito suado para arcar com aquele custo alto a troco de nada. Hoje, meu filho joga bola duas vezes por semana, meu marido é ciclista e minha filha… Bem, ainda é sedentária.

Talvez o sonho do brasileiro seja ter boa saúde e boa forma, e não frequentar uma academia. Então, vou dar uma dica: escolha uma forma econômica de se exercitar e tenha disciplina. É disso que você precisa para alcançar seu sonho.

6 – Eletroeletrônicos

Ter um tablet ou smartphone é o sonho de muitos brasileiros. Mas eis aí um negócio que difere as pessoas de mentalidade pobre das pessoas de mentalidade rica. Pessoas de mentalidade pobre querem desesperadamente, a todo custo, trocar seus aparelhos a cada lançamento. Em busca de status, fazem dívidas para comprar o IPhone de última geração. Pessoas de mentalidade rica não se preocupam com isso. Elas preferem comprar as ações da Apple aos produtos. Faz sentido pra você?

7 – Estudar fora

A cada dez pessoas que atendo em meu escritório sete têm o sonho de estudar fora. Seja fazer um MBA ou apenas um cursinho. Eu nunca tive. Farei meu primeiro curso no exterior em breve por uma questão de necessidade – o conteúdo aplicado lá ainda não é ministrado no Brasil. Mas tenho filhos em idade universitária e o sonho dos dois é fazer faculdade nos Estados Unidos. Pensa no pânico que senti quando me deram a notícia. Passado o susto, comecei a me programar. Você deve saber que não é barato manter um filho em outra nação estudando. Imagine dois!

Como chegar lá

Quando falamos de sonhos, infelizmente falamos também de frustração, de projetos que nunca se realizam. Você já se perguntou por que algumas pessoas nunca vão conseguir realizar seus sonhos, seja comprar um carro ou simplesmente se matricular numa academia?

Para facilitar, vamos separar os sonhos em três tipos: os de curto, os de médio e os de longo prazos. Seja qual for o seu, é fundamental ter um bom planejamento e muita disciplina. Por natureza, o brasileiro é imediatista, mas, com planejamento é muito mais fácil chegar lá.

  • Sonhos de curto prazo – são aqueles que você pode realizar em um ano, como a compra de um equipamento de última geração.
  • Sonhos de médio prazo – são aqueles que você realiza em até cinco anos, como um carro, por exemplo.
  • Sonhos de longo prazo – são aqueles você vai precisar um tempo um pouco maior. Aqui entram, por exemplo, a casa própria ou a casa de praia.

Crie um planejamento de acordo com o prazo que seu sonho precisa para ser realizado. Digamos que você queira comprar seu carro. Faça o levantamento de quanto custa, por quanto tempo e quanto teria de poupar para adquiri-lo. Você pode acelerar a realização desse sonho poupando um pouco mais do que de costume ou simplesmente criando uma renda para a realização desse sonho.

Aliás, eu sempre indico isso aos meus clientes. Pare com essa mania (que todo brasileiro tem) de tirar do seu salário dinheiro para comprar coisas, mesmo que isso seja um sonho seu. Crie uma renda para esse sonho! Pode ser qualquer coisa que você decida fazer, como MMN, dar aula particular, escrever artigos, cuidar de velhinhos… Pense em uma atividade que você goste muito e cobre por isso. Todo o dinheiro que entrar daí pode custear seu sonho.

Tenho um exemplo do que aconteceu com um cliente. Ele tinha o sonho de fazer um MBA e um curso de especialização nos Estados Unidos e na França. Trabalhou incansavelmente durante um ano, aos sábados e domingos, dando aulas de inglês para executivos. Enquanto escrevo esse artigo ele arruma as malas para a realização desse sonho. A melhor parte: com 70% de todo o custo já pago. Diversas vezes eu perguntei se ele estava arrependido dessa decisão e ele dizia que às vezes se sentia cansado, não arrependido, mas a disciplina o mantia firme em seu propósito.

Outro exemplo é o meu. Há alguns meses eu e meu marido decidimos doar nosso carro. Eu ando de Uber e Táxi, e amo. Mas meu marido tem um pouco mais de dificuldade, pois se locomove por lugares distantes, sem contar que é apaixonado por carros. Esses dias ele teve uma ideia brilhante: vamos comprar um carro novo!!! Ôpa, eu logo retruquei: crie uma renda capaz de pagar e sustentar seu carro. Bem, ele está aqui, pensando. Hoje nós não precisamos mais criar uma renda para arcar com esse custo, mas prefiro seguir com aquilo que sei que dá certo do que tirar uma quantia enorme da conta pra adquirir um passivo. Isso nunca!

Existe um caminho a seguir que não tem erro:

Sonho – planejamento – renda extra – disciplina – flexibilidade – realização

Dicas

1 – Esteja atento ao prazo de realização do seu sonho.

2 – Esqueça os financiamentos, parcelamentos e cartão de crédito.

O planejamento ainda é o melhor caminho para quem sonha e não tem tempo a perder.

Gostou do artigo? Compartilha com os seus amigos. Quem sabe você não ajuda alguém a alcançar seu sonho?

Diana Reis

Master Coach com especialização em Coaching Financeiro, Hipnose Ericksoniana e PNL , Pós Graduada em Coaching e Gestão de Pessoas

Com mais de 10 anos de experiência em atendimento a multinacionais. Criadora do Método CRM (CONHECIMENTO, REAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO) um método usado para mudar radicalmente a vida financeira de uma pessoa em 90 dias e já transformou a vida de centenas de pessoas.