O que é planejamento financeiro?

O que é planejamento financeiro?

Acredito eu que grande parte da nossa população já ouviu falar em planejamento financeiro e em como ele pode ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos.  A organização das finanças também ajuda a ter uma melhor qualidade de vida e traz uma série de benefícios para a sua rotina, livrando de dores de cabeça e estresses que podem ser evitados.

Mas você sabe o que é planejamento financeiro? A primeira coisa que você deve saber é que não é uma criatura mítica, nem um bicho-papão. Para entender bem, e aplicar isso na sua vida de vez, você tem que estar preparado para gastos, contratempos e infortúnios que acontecem. Quando estamos preparados para esse tipo de situação, sentimos menos os efeitos negativos que podem exercer em nossas vidas. Por isso tamanha a importância de se planejar adequadamente.

Quanto mais organizado você estiver, se atualizar e buscar formas de manter o controle, mais chances terá de passar por momentos econômicos complicados sem sentir os impactos profundamente.

Além de fazer com que esteja mais preparado para enfrentar momentos de adversidade, entender o que é planejamento financeiro faz com que esteja também preparado para dar o próximo passo. Estabelecer metas e, acima tudo, ter a plena capacidade de alcançá-las.

A importância do planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro pode determinar todo o andamento de uma vida. Quando as pessoas conseguem alcançar os seus objetivos, traçam metas e estão devidamente equipadas para vencer momentos adversos, sem se desesperar se alguma coisa sair do controle. Realizar aquela viagem, trocar de veículo e até comprar um imóvel.

É necessário estar atento a cada detalhe sobre seu dinheiro. Quanto é a sua receita e o valor de suas despesas, como diminuir as dívidas, como renegociá-las (se for possível), quais os investimentos são mais viáveis em um determinado momento.


Quando não há um planejamento financeiro, é bem provável que existam desequilíbrios, e não é só em relação às finanças, isso começa a refletir em vários aspectos da vida, até no familiar, e eu, considero isso, um risco alto demais, você não acha? Muita gente, por falta de planejamento, deixa escapar até mesmo grandes oportunidades. Frustrante, não é mesmo?

Um bom planejamento financeiro

Você sabe exatamente qual ganha? Parece loucura, mas tem gente que não sabe. Quanto investe em cada área da sua vida (moradia, lazer, investimento, saúde, segurança) e até ter um “plano B”, se tudo der errado.

Faz sentido pra você se eu disser que fazer um planejamento financeiro é simples demais, porém os resultados são magníficos?

E se eu te falar agora que posso te ensinar a fazer um planejamento financeiro para que sua vida comece a entrar nos trilhos imediatamente? Não vai ter enrolação e vamos direto ao ponto!

No dia 30/01/17 faremos uma live (via facebook). Vou te ensinar uma estrutura simples e muito fácil de criar um planejamento financeiro. Para participar basta se cadastrar nesse link, é super-rápido e eu te garanto que vai valer muito a pena.

PS: você pode convidar quantas pessoas quiser.

E confira nosso artigo para não se enrolar com as dívidas de fim de ano.


Diana Reis

Master Coach com especialização em Coaching Financeiro, Hipnose Ericksoniana e PNL , Pós Graduada em Coaching e Gestão de Pessoas

Com mais de 10 anos de experiência em atendimento a multinacionais. Criadora do Método CRM (CONHECIMENTO, REAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO) um método usado para mudar radicalmente a vida financeira de uma pessoa em 90 dias e já transformou a vida de centenas de pessoas.