6 livros sobre investimentos para quem quer investir sem medo

6 livros sobre investimentos para quem quer investir sem medo

Ninguém se torna investidor de uma hora para outra. Para ter sucesso na atividade, é preciso criar o hábito de acompanhar o mercado e, também, estudar sobre o tema com o apoio dos mais diversos meios, como blogs, e-books e, claro, livros sobre investimentos.

Ao adquirir conhecimento, é natural que o medo de investir se dissipe, e o investidor se sinta mais seguro para aplicar o seu dinheiro considerando seu perfil e objetivos de vida.

Para apoiar quem quer investir sem medo, selecionamos alguns livros sobre investimentos divididos em três categorias: iniciante, intermediário e avançado.

Conheça 6 livros sobre investimentos imperdíveis e comece já sua leitura!

livros sobre investimentos

Investidor iniciante

Quem está começando no mundo dos investimentos deve focar em obras que trabalhem conceitos básicos sobre o tema e, principalmente, ajudem a construir o hábito de investir. Veja algumas sugestões.

1. “Os segredos da mente milionária”

Lançado pela Editora Sextante, o livro de T. Harv Eker reflete sobre “o seu modelo de dinheiro” que, em linhas gerais, é um conjunto de crenças que cada pessoa alimenta desde a infância e que molda seu destino financeiro no futuro.

No decorrer das páginas, Eker busca desmistificar a ideia de que apenas algumas pessoas estão destinadas à riqueza. O autor ajuda a mudar a mentalidade destrutiva responsável por levar muitos a sempre se equilibrarem na corda bamba em sua vida financeira. Eker mostra como fazer o dinheiro trabalhar para você e por que é tão importante poupar e investir em vez de gastar.

No livro, o autor apresenta uma forma eficaz de administrar o dinheiro para aumentar também o patrimônio líquido, o que pode ser interessante para quem está começando a investir.

2. “Investimentos”

No livro de Mauro Halfeld, especialista em finanças conhecido no mercado brasileiro, o investidor iniciante terá acesso a dicas fáceis para administrar bem o seu dinheiro e fazer com que ele se multiplique ao longo dos anos.

O autor mostra em sua obra de que maneira descobrir para onde vai o seu dinheiro e aborda pontos importantes, como orçamento pessoal, compra de imóveis e, claro, investimentos financeiros. Análises inéditas sobre mercados e dicas de investimento a longo prazo também fazem parte da obra.

Investidor intermediário

São leituras indicadas para quem já tem alguma intimidade com investimentos, mas ainda precisa desenvolver alguns conceitos importantes, como a importância de ensinar sobre educação financeira e pensamento de longo prazo aos filhos. Confira duas obras que não podem deixar de fazer parte da sua biblioteca!

materiais educativos

3. “Pai rico, pai pobre”

Considerado um dos maiores clássicos de finanças pessoais do mundo, a obra completa tem 20 anos e conta com uma edição mais recente e atualizada. O foco do livro de Robert T. Kiyosaki é mostrar que a educação formal não prepara os jovens para lidar com as finanças, não apresentando conceitos como dinheiro, investimentos, juros etc.

Mesmo quem já tem alguma intimidade com o mundo de investimentos pode ter dificuldades de replicar o tema e seus principais conceitos aos seus filhos. Se esse é o seu caso, a obra se mostra valiosa por mostrar que é preciso ir além dos conhecimentos acadêmicos de tópicos como contabilidade.

As teorias de Kiyosaki mostram uma percepção moderna de como os investimentos são realizados, saindo do lugar-comum. Leia “Pai rico, pai pobre” e desperte não só sua inteligência financeira, como a de seus filhos.

4. “Sonho grande”

Mesmo quem já está no nível intermediário quando o assunto é investimento tem muito a aprender com quem trilhou caminho similar. Nesse sentido, “Sonho grande” é a pedida.

A obra, que ficou centenas de semanas no rol dos livros mais vendidos, fala sobre a trajetória de nomes como Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles, mostrando como eles revolucionaram o capitalismo no Brasil e deixaram suas marcas na economia nacional.

Os empresários que, em cinco anos, compraram marcas de grande expressão, como Budweiser e Heinz, revelam sua fórmula de gestão, algo útil para qualquer investidor. Baseada na meritocracia e simplicidade, tem como foco a busca constante pela redução de custos, algo que pode ser facilmente aplicado em seus investimentos.

Investidor avançado

Investidores avançados geralmente já se sentem mais seguros para ampliar seu portfólio de investimentos e acrescentar produtos mais arrojados, como ações. Para esse público, obras que tratam da Bolsa de Valores e seus riscos são boas pedidas. Confira!

5. “O investidor inteligente”

O livro de Benjamin Graham, ninguém menos do que o guru de Warren Buffett e considerado o criador da função de analista de investimentos, tem como grande trunfo ensinar para investidores de que forma buscar investimentos com valor no tempo.

É sob medida para pessoas que querem aprender a fazer análises sólidas e profundas de setores e de empresas. Não à toa o livro tem como subtítulo “O guia clássico para ganhar dinheiro na Bolsa”. Obra imperdível para quem deseja ainda mais conhecimento sobre o mercado de ações.

6. “Efeito bola de neve — A biografia de Warren Buffett”

Investidores avançados sabem que, dependendo das aplicações escolhidas, há sempre o risco de perdas. Com isso em mente, ler a biografia do empresário americano e grande investidor é uma forma de aprender lições inestimáveis ao conhecer os triunfos e derrotas de um dos homens mais conhecidos do mundo na área de investimentos.

Ao longo das páginas, Alice Schroeder mostra como Buffett transformou períodos difíceis em oportunidades para investir, e como aplicar isso no seu dia a dia enquanto investidor.

Apostar na leitura de livros sobre investimentos é passo essencial para se tornar um investidor ainda melhor dia após dia.

Principalmente quem está começando a investir deve buscar todo o tipo de conhecimento possível sobre o tema, sempre em sites e blog confiáveis. O importante é procurar saber todos os principais conceitos e conhecer profundamente o mercado. Assim, será mais fácil se sentir mais seguro na hora de investir.

Conhecer seu perfil como investidor, definir os objetivos que terá com seus investimentos e, se for o caso, buscar ajuda especializada são outros passos importantes para fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor!

E então, gostou das sugestões de leitura? Se quiser se aprofundar no assunto, que tal ler nosso artigo sobre os melhores investimentos para 2019?

seguro ideal