Aumentar a renda familiar: conheça 6 ideias criativas

Aumentar a renda familiar: conheça 6 ideias criativas

Aumentar a renda familiar é uma busca constante para muitos brasileiros. Em tempos de instabilidade econômica e incertezas sobre o futuro do nosso país, conquistar fontes de recursos recorrentes e alternativas vai proporcionar uma vida mais tranquila e segura para você e sua família.

Outra grande vantagem de ter atividades alternativas é não depender apenas de uma única fonte de renda. Assim, caso ela acabe, você tem uma alternativa para não ficar na mão por certo período de tempo.

Nesse contexto, a pergunta que fica no ar é: como aumentar a renda familiar? O nosso objetivo com este artigo é apresentar 6 ideias criativas para que você encontre outras formas de gerar recursos financeiros. Confira!

Como aumentar a renda familiar?

1. Monte uma loja online

aumentar a renda familiar

O mercado digital teve um crescimento exponencial nos últimos anos, enquanto o tradicional registrou uma queda abrupta no mesmo período, tudo graças à mudança de paradigma das pessoas com relação às compras online, bem como ao aumento dos preços dos produtos do comércio local.

Além disso, cerca de 59,1% das transações online, realizadas na América Latina em 2016, partiram de computadores ou celulares existentes no Brasil, segundo um estudo realizado pela empresa e-bit, que foi divulgado pelo portal da revista exame. Sendo assim, estamos diante de um grande mercado em franca expansão, que pode gerar ganhos financeiros excelentes.

Nesse contexto, montar uma loja online é uma das melhores alternativas para aumentar a renda familiar. Além da enorme possibilidade de ganhos, é um tipo de atividade que dispensa um espaço físico para o estabelecimento de um ponto comercial estratégico, sendo necessárias apenas despesas de manutenção do site, compra de mercadorias, publicidade online, entre outras.

Esse tipo de negócio pode ser montado em sua própria residência e toda a família pode participar, ajudando a alimentar o site, preparando entregas e organizando o estoque, por exemplo. É um trabalho que além de proporcionar ganhos financeiros, une a família em prol de uma melhor qualidade de vida.

2. Crie um blog ou perfil temático em uma rede social

A febre dos blogueiros vem ganhando cada vez mais força no mercado digital e você também pode se beneficiar desse momento. Essas pessoas utilizam a rede social para fornecer algum tipo de conteúdo, com o objetivo de engajar seguidores.

Quando um blog ou perfil atinge um grande número de leitores, seguidores ou telespectadores — nos casos de redes sociais com vídeos —, é possível monetizá-lo de várias formas, como com a disponibilização de espaços publicitários para que as empresas ofereçam seus produtos ou serviços.

Outra ideia é fazer a comercialização de materiais digitais (e-books, cursos, treinamentos, aplicativos etc.), próprios ou de terceiros.

Existem pessoas que são remuneradas recebendo produtos e serviços de empresas parceiras, para que utilizem e postem suas experiências com eles na rede social ou no blog. Dessa forma, a monetização não ocorre em dinheiro, mas em recursos que podem ser uteis para a família ou revendidos posteriormente.

Essa é mais uma alternativa para aumentar a renda familiar que pode ser realizada sem prejudicar a sua atividade principal, uma vez que é possível trabalhar nela nos finais de semana e nas horas vagas, além de poder contar com a família para auxiliar em alguns detalhes, como responder comentários, aceitar novos seguidores, fechar contratos e parcerias comerciais.

3. Trabalhe como freelancer

Outra atividade que pode proporcionar um bom incremento na renda familiar é o trabalho como freelancer. São inúmeras as possibilidades: redator ou editor de textos para sites, revistas, jornais e outros meios de comunicação, editor de imagem e vídeo, músico, garçom etc.

Cada pessoa possui talentos e habilidades únicas, um freelancer as utiliza para gerar renda. Com uma simples análise é fácil encontrar alguma característica sua que pode ser vendida para suprir a necessidade de alguém, seja uma pessoa física ou jurídica.

seguro ideal

4. Venda produtos para alimentação

Outro mercado que teve uma grande explosão nos últimos anos foi o de alimentação, principalmente o aclamado delivery, quando a comida vai até o cliente. As pessoas que têm habilidades culinárias podem utilizar esse talento para suprir a necessidade de outros indivíduos que não sabem ou não tem tempo hábil para cozinhar suas refeições.

Ainda nessa área de atuação, aqueles que sabem cozinhar pratos saudáveis e fitness podem ter resultados ainda maiores. Existem pessoas que necessitam se alimentar de determinada forma e estão dispostas a pagar para terem suas refeições feitas com alimentos frescos, servidas no horário certo.

Uma alternativa é fazer bolos, tortas, docinhos e salgadinhos para festas, confraternizações e reuniões. Esse serviço tem a vantagem de poder ser realizado nos fins de semana, visto que esses são os dias em que os eventos costumam acontecer.

5. Dê aulas particulares

aumentar a renda familiar

Diversos tipos de profissionais podem atuar como professores particulares não regulamentados, aqueles que dão certo auxílio para pessoas que estão prestes a fazer uma prova, ou que precisam melhorar o seu desempenho na escola, cursinho ou faculdade.

São várias as áreas de atuação para determinados profissionais. Por exemplo, um advogado, que é treinado para escrever e que tem amplo domínio da gramática, pode atuar como professor de português ou redação. Da mesma forma que um contador ou administrador de empresas, que têm habilidade com cálculos, pode dar aulas de matemática, e assim por diante.

6. Faça assessoria de festas e eventos

Outra forma de aumentar a renda da família, que pode ser realizada em conjunto com sua atividade principal, é trabalhar com organização e assessoria de festas e eventos. Essa é uma daquelas alternativas que também podem envolver outras pessoas da família, como filhos ou marido.

As pessoas que realizam festas de casamento, aniversários ou formaturas não querem possuir a responsabilidade sobre algumas questões, como organização do local, disposição dos garçons, horário de início e término e demais questões que envolvem esse tipo de evento. Sendo assim, você pode atuar como um assessor que cuidará de todas essas questões enquanto o contratante curte a festa pela qual ele pagou.

Esse serviço tem a grande vantagem de não possuir muitos custos ou burocracias, uma vez que você não precisará contratar ou pagar por nada, apenas administrar os serviços que foram adquiridos pelo seu cliente. No entanto, a pessoa que pretende realizar essa tarefa deve possuir uma excelente habilidade de comunicação, espírito de liderança e trabalho em equipe.

Existem diversas opções criativas para quem deseja aumentar a renda familiar. É preciso avaliar para qual delas você tem maior habilidade, pois fica mais fácil obter sucesso quando se tem talento para isso. Além disso, como algumas dessas atividades são realizadas nos momentos de lazer, é importante que elas sejam agradáveis, ou seja, o ideal é escolher uma atividade que seja rentável, mas prazerosa.

Gostou do artigo? Então que tal baixar nossos materiais educativos? São diferentes e-books de educação financeira para você nunca mais se perder na finanças!

materiais educativos