Gastos com animais de estimação: saiba mais aqui

Gastos com animais de estimação: saiba mais aqui

Ter um animalzinho de estimação é sinônimo de parceria, afeto e companhia para muitos momentos especiais. Mas também significa ter muitas responsabilidades! Vamos falar aqui sobre os gastos com animais de estimação.

Antes de tomar essa decisão, portanto, é preciso levar em conta diversas questões, como tempo para cuidar do bichinho, espaço para ele se sentir confortável e, claro, os gastos que surgem.

Lembre-se de que, além de muito amor, paciência e dedicação, cuidar de um pet também envolve comprar e custear o que for necessário para mantê-lo saudável e feliz. Afinal, uma relação tão afetuosa deve ser sempre bem amparada, não é mesmo?

Para ajudar nessa questão, vamos falar aqui sobre os principais gastos com animais de estimação. É preciso colocar tudo na ponta do lápis antes de levar qualquer bichinho para casa. Afinal, você quer oferecer o melhor tratamento possível ao seu novo amigo, certo? Acompanhe!

Gastos com animais de estimação

Gastos com animais de estimação: quanto custa, afinal?

Sejam cachorros, gatos, peixes, pássaros, hamsters ou até mesmo espécies mais exóticas, como lagartos, ter um animalzinho de estimação faz parte da cultura do povo brasileiro. E toda essa afeição pelos animais domésticos também pode ser percebida nos cuidados mensais que as pessoas têm com seus pets.

Na prática, a preocupação com a saúde dos animais de estimação acaba por gerar um forte mercado — o 3º maior do mundo em faturamento, tendo movimentado mais de 25 bilhões de reais só em 2017; um crescimento de 7% em comparação ao período anterior. Nada de crise para o mercado dos pets!

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que o gasto médio dos brasileiros com seus bichinhos fica em torno de 189 reais, sendo que, nas classes sociais mais altas, essa quantia sobre para 224 reais.

Um fator importante apontado nessa mesma pesquisa é que, para a grande maioria dos donos, seus pets não são considerados meras fontes de responsabilidades e despesas, mas sim membros importantes da família. Não é à toa que entre os sentimentos mais despertados pelos animais estão amor, companheirismo e amizade.

seguro ideal

Quais são as principais despesas a considerar?

Entre as principais fontes de gastos com animais de estimação, encontram-se alimentação, veterinário, hotelzinho, brinquedos, banho e tosa. Entenda!

Alimentação

Uma alimentação adequada e balanceada influencia diretamente a qualidade de vida do animalzinho de estimação. Assim, é importante encontrar uma opção de dieta capaz de suprir completamente as necessidades do pet, de acordo com sua espécie, sua idade, seu tamanho e diversas outras condições que ele pode apresentar.

Como são muitas as opções disponíveis no mercado, é importante pesquisar e consultar especialistas para encontrar a que será melhor para o bichinho e também para o seu orçamento! Assim, ambas as partes serão bem atendidas.

Banho e tosa

Muitas pessoas costumam dar banho em seus animais em casa mesmo. No entanto, dependendo da espécie, esse trabalho precisa ser periodicamente realizado em um pet shop. Isso acontece principalmente no caso dos cachorros, que têm bastante pelo e, por isso, precisam passar pela tosa higiênica e o banho de tempos em tempos.

Os preços desses serviços podem variar bastante de acordo com o estabelecimento. Seja qual for o valor cobrado, porém, o importante é encontrar um local que ofereça não só um valor atrativo como também um serviço seguro, com os cuidados ideais para não machucar ou traumatizar os bichinhos.

Veterinário

Sempre que o pet apresentar algum problema de saúde, será necessário consultar um veterinário. Esse é o profissional mais indicado para fazer um diagnóstico preciso e recomendar o devido tratamento. É claro que os valores das consultas e dos tratamentos variam bastante. Por isso, pesquise e busque referências que conciliem qualidade e preço acessível.

Hotelzinho

Muitos donos optam por deixar os animais de estimação com cuidadores quando precisa fazer alguma viagem, seja a trabalho ou mesmo de férias. Sabia que existem hotéis específicos para abrigar os pets por período determinado? Fazendo essa escolha, o tutor paga as diárias de acordo com sua necessidade.

É verdade que os valores podem oscilar bastante de acordo com o estabelecimento. Mas não dá para deixar a qualidade de lado em um momento já tão estressante para os bichinhos, viu? É preciso encontrar um local que ofereça os cuidados necessários para amenizar ao máximo o impacto da ausência do dono no cotidiano do pet.

Brinquedos

Gastos com animais de estimação

Ao contrário do que muita gente pode pensar, brinquedos não são itens de luxo no caso dos animaizinhos. Se os donos costumam deixar os bichos sozinhos durante parte do dia, é preciso oferecer distrações para seus pets não ficarem estressados ou entediados demais. Sabia que é justamente isso o que costuma causar comportamentos destruidores?

Como você certamente vai querer ver seu amigo sempre feliz, precisa também pensar no orçamento para os brinquedos. O mercado apresenta diversos modelos, desde os mais básicos, mais em conta, até acessórios mais elaborados e, portanto, mais caros.

É importante pensar na segurança do animal, assim como em outros fatores que podem influenciar na hora de brincar, como personalidade, idade, disposição e tamanho.

Como manter os gastos dentro do orçamento?

Para manter os gastos com animais de estimação dentro do orçamento, basta ter um planejamento financeiro bem estruturado! Por mais simples que possa parecer, esse é um ponto fundamental na hora de controlar os gastos com os pets.

Dessa forma, é possível organizar as despesas e distribuir os custos de acordo com a verba disponível no mês. Construa também um fundo emergencial para eventualmente arcar com gastos inesperados.

Coloque todas as despesas mensais na ponta do lápis, em uma planilha ou até em um app, incluindo por lá os gastos com pets. Assim você consegue analisar se é mesmo o momento certo para aumentar a família!

E aí, pronto para ter seu animal de estimação? Com dedicação, carinho, cuidado e respeito, é mais que possível ter um bichinho por muitos anos, sempre com saúde e diversão!

Agora que você já conhece os principais gastos com animais de estimação, confira este nosso outro post para conhecer dicas valiosas sobre como economizar dinheiro para esse e outros objetivos importantes!

materiais educativos