Ganhar dinheiro na internet: descubra aqui os segredos

Ganhar dinheiro na internet: descubra aqui os segredos

Já ouviu falar em “nômades digitais”? Em uma era em que quase tudo o que fazemos é intermediado pela web, as relações de trabalho tradicionais (engessadas por legislações antigas e supervisão rígida) estão sendo colocadas em xeque por modelos mais modernos de trabalho, que, em sua maioria, passam pelo teletrabalho. Mas como ganhar dinheiro na internet?

Essa resposta pode ser dada por pessoas como a investidora (e agora influenciadora digital) Nathália Arcuri, jornalista que abandonou a carreira em 2015 para se dedicar inteiramente ao mundo dos investimentos, bem como à educação financeira de outros brasileiros que almejam multiplicar seu dinheiro para além do marasmo da poupança.

Pode ser dada também pela história inspiradora da jovem britânica Erica Stanford, que, em 2017, entediada com seu emprego na área de vendas, comprou cerca de 200 libras em bitcoins e, com muito estudo e estratégia, conseguiu faturar ao longo dos anos (com seu amigo John) um total de 20 milhões de libras com suas operações em criptomoedas.

Poderíamos nos estender longamente em exemplos. Influenciadores digitais, produtores musicais independentes, artistas, criadores de sistemas tecnológicos. O mundo vem mudando, e há muitas formas de ganhar dinheiro na internet. Quer conhecer algumas? Então acompanhe-nos!

Afinal, é fácil ganhar dinheiro na internet?

ganhar dinheiro na internet

Existem inúmeros exemplos de pessoas que conquistaram sua independência financeira trabalhando remotamente (contando com apenas um computador conectado à internet). Entre empreendedores, trabalhadores autônomos e funcionários de empresas privadas, no “longínquo” 2015, o país já tinha cerca de 12 milhões de profissionais nesse modelo. Mas é evidente que ganhar dinheiro sem sair de casa não é tarefa simples.

A internet tornou mais fácil a materialização de uma ideia em projetos reais. Infraestrutura, serviços, acesso a informações, recursos tecnológicos oferecidos em nuvem: ferramentas que antes eram restritas às multinacionais agora estão à disposição de pessoas comuns. E é aqui que ganham espaço as grandes oportunidades que, muitas vezes, nascem em um quarto antes de estourarem mundo afora.

Um exemplo é o Pro Tools, software pioneiro em gravação hard disk que revolucionou o mercado fonográfico mundial. Gravações, mixagens e masterizações de alta performance, que antes envolviam uma imensa quantidade de equipamentos, agora podem ser feitas em um pequeno quarto e por uma única pessoa. Isso representou oportunidade de ganhos para sonoplastas, locutores, músicos, produtores musicais e DJs.

O mesmo se aplica a quem trabalha com Design Gráfico e Arquitetura, com softwares como +3DSMAX e +Lumion 3D. No campo da contabilidade, poderíamos citar as aplicações de Escrituração Fiscal Digital (EFD), que permitem o cumprimento integral das obrigações acessórias das empresas pela web. E o que dizer dos muitos empreendedores que viram seus projetos decolarem com as incubadoras de startups?

A tecnologia abriu espaço para que milhões de profissionais construam uma carreira de forma totalmente diferente de seus pais. Mas não se trata de um caminho fácil. Ganhar renda extra na internet (ou mesmo viver diretamente do trabalho em casa) exige muitas virtudes, algumas das quais trataremos no próximo tópico.

materiais educativos

Quais habilidades uma pessoa deve desenvolver para trabalhar pela internet?

Ganhar dinheiro na internet impõe extrema disciplina, autodidatismo, resiliência e capacidade de resolver problemas por si mesmo. Sua vizinhança pode ser barulhenta, pode ter quem fique durante o dia em sua casa e demande atenção (como pets, filhos, avós) ou pode ser que não haja nada disso em sua residência, mas a tentação de ligar a TV seja mais forte do que você.

O trabalho em casa, seja home office, seja freelance, seja empreendedorismo, exige concentração absoluta, foco em seus deadlines e comprometimento com resultados em nível ainda mais elevado do que o imposto a quem trabalha sob os olhos de uma supervisão rígida. Ou seja, não é qualquer pessoa que se adapta a esse modelo moderno de trabalho.

Dito isso, vamos descobrir alguns caminhos que você pode seguir!

Quais as 12 formas mais comuns de ganhar dinheiro pela internet?

1. Montagem de um e-commerce

O Brasil superou, ainda em 2018, a média de 1 smartphone por habitante, contando, atualmente, com mais de 220 milhões de celulares inteligentes em território nacional. Esses números escoram o sucesso do e-commerce na rotina brasileira: segundo a PwC, a compra regular na internet é feita por 7 em cada 10 brasileiros, o que sinaliza ainda muito espaço para crescimento do setor.

Atualmente, uma rápida pesquisa no Google nos faz ver que quase tudo é comercializado pela internet. Existem lojas que vão de assinatura de vinhos a produtos para pets. Diante desse deslocamento do consumo, do varejo tradicional à web, ter um e-commerce é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro na internet. Mas isso não quer dizer que é só subir um site e esperar os lucros.

Estima-se que o mundo tenha, hoje, entre 2 e 3 milhões de lojas virtuais, sendo, só no Brasil, em torno de 750 mil. Ou seja, tem muita gente comprando, mas um universo de pessoas vendendo também. Então, como se destacar nesse mercado de extrema competitividade?

O segredo de um e-commerce de sucesso é ter previamente um bom modelo de negócios desenhado, o que envolve sensibilidade para perceber gaps no mercado, bem como as necessidades de seu público-alvo. Em seguida, é preciso escolher com cuidado a tecnologia que dará suporte às suas vendas, suas fontes de suprimentos e a logística de distribuição.

Vale lembrar que, em 2018, o varejo eletrônico cresceu 12%, o que se expressa em faturamento na casa dos R$ 53,2 bilhões.

2. Atuação como influenciador digital

Aposto que, quando viu o título deste post, essa foi a 1ª atividade que veio à sua mente, não? Estamos na era dos influenciadores digitais (youtubers, instagramers, facebookers etc.), fenômenos de popularidade que ganharam força por aqui há menos de 5 anos e que, por meio de suas publicações, se tornaram capazes de influenciar o comportamento de milhares de pessoas em seu segmento.

Segundo o Google, o Brasil ocupa a 2ª posição em tempo de visualização de vídeos on-line, o que explica por que, dos 100 canais mais influentes do planeta, 24 são gravados por aqui. Neste ranking, aliás, é importante lembrar que o país ostenta a 2ª e a 3ª posições, com Whindersson Nunes e Felipe Neto, respectivamente.

É evidente que, para ser um líder de curtidas em um canal, é preciso já trazer consigo algumas características essenciais, como criticidade, bom humor e atualização permanente com os fatos recentes do cotidiano. Mas há também muito trabalho a ser construído.

Se você tem essas virtudes acima, o próximo passo seria lapidar-se para a exposição, o que pode ser feito por meio de cursos para influenciadores digitais, que vão ajudar você a entender mais sobre esse modelo de comunicação, bem como sobre as ferramentas básicas de edição de vídeo.

Eis aqui um caminho interessante para quem pensa em ganhar dinheiro na internet. Essa trajetória vem sendo seguida, aliás, por pelo menos 800 internautas no Brasil, que, segundo dados do YouTube, já ultrapassaram a cobiçada marca de 1 milhão de inscritos. Que tal ser mais um?

3. Comercialização de objetos artesanais/arte

Trabalho com crochê, EVA, cartonagem, MDP ou biscuit: você tem talento para o artesanato? Já pensou em comercializar suas produções na internet?

Embora você possa vender seu trabalho diretamente pelo Facebook ou Instagram, o mais comum é a utilização de marketplaces de artesanato, que ficam com uma pequena comissão sobre suas vendas, mas que, por outro lado, oferecem uma imensa visibilidade à sua obra. O mais conhecido canal nesse ramo é o Elo7, mas há também alguns concorrentes, com o Tanlup e o ArteJá.

4. Produção de conteúdo

Já pensou ter um trabalho motivador e moderno, que pudesse ser executado de qualquer lugar do mundo? Você poderia fazer aquele mestrado na Argentina, pleitear aquela bolsa de estudos na universidade norte-americana dos seus sonhos ou mesmo se mudar por um tempo para algum ponto do globo. Paris, Singapura, Bangkok ou Sydney? Para onde você quer ir agora?

Esse privilégio pode ser alcançado trabalhando como redator on-line. Obviamente, estamos falando de uma atividade especializada, que exige um grau de expertise que vai além da correção gramatical.

É possível ganhar dinheiro na internet como redator web, mas o profissional precisará ter intimidade com alguns termos próprios do Marketing Digital, como SEO, inbound, funil de vendas, featured snippets, entre muitos outros.

Além de dominar a arte da escrita, é imprescindível conhecer a fundo os mecanismos de ranqueamento dos motores de busca do Google, saber como direcionar cada blog post e e-book para potencializar sua força de conversão e, evidentemente, ser capaz de prover conteúdo rico aos seus clientes.

5. Tradução freelance

Opção mais do que útil a quem é versado em algum idioma estrangeiro. Parla italiano? Sprechen Sie Deutsch? Então aproveite para construir carreira oferecendo serviços de tradução, que podem, aliás, ser extremamente valorizados, a depender da escassez de falantes do idioma em território nacional.

Profissionais especializados em tradução (idioma estrangeiro para português) e versão (português para idioma estrangeiro) podem ganhar dinheiro na internet cadastrando-se em sites como Get Ninjas, importante marketplace para freelancers.

6. Aulas particulares

Idiomas, preparação para vestibulares, reforço escolar, concurso público e até gastronomia. A iminente chegada da internet 5G e o aprimoramento das novas tecnologias de voz e vídeo ajudaram a popularizar ainda mais os cursos a distância (EaD). Você tem algum talento especial? Música, informática, artesanato? Já pensou em dar aula particular?

No maior marketplace sobre o tema, o Superprof, você encontra até mesmo aulas de artes marciais a distância. Trata-se, de fato, de uma oportunidade interessante para quem quer ganhar dinheiro na internet aproveitando alguma habilidade.

7. Consultoria

ganhar dinheiro na internet

O cenário de crise tradicionalmente aumenta a procura das empresas por serviços de consultoria. De acordo com o Relatório Doing Business, publicação financiada pelo Banco Mundial, as empresas brasileiras gastam 12 vezes mais tempo do que as europeias para cumprir todas as suas obrigações tributárias. São 1.958 horas por ano dedicadas ao fisco. Mas a perda de tempo (e de produtividade) não é o pior.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil alcançará, ainda em 2019, o topo do ranking dos países que mais tributam empresas no planeta.

Se há quem se beneficie desse cenário de caos, são justamente os que têm expertise nas áreas contábil e fiscal. Se esse é o seu caso, é hora de potencializar suas habilidades prestando serviços de planejamento tributário a empresas.

No país que mais tributa, ter especialistas na construção de estratégias de redução de impostos pela via legal é imprescindível para manter-se competitivo no mercado. Há, portanto, um oceano de oportunidades à sua espera.

O mesmo se aplica a consultores jurídicos ou especializados em temas como governança corporativa e compliance.

8. Ingresso em programa de afiliados

Como ganhar dinheiro na internet com programa de afiliados? Para quem não sabe, programa de afiliados é um serviço de publicidade feito por empresas que negociam espaços publicitários em sites, blogs, plataformas de vídeo etc.

Trata-se de um contrato envolvendo, de um lado, o anunciante (que elabora o conteúdo que trafegará no mundo digital) e, do outro, o publisher (também chamado afiliado, que cede espaço para venda ou indicação de produtos de terceiros). Essa cessão é feita mediante comissão, que pode ser paga por clique no anúncio ou pela mera exibição dele.

O programa de afiliados é ideal a quem já é ou quer ser influenciador digital, representando a oportunidade de aumentar sua renda sem grandes mudanças em sua rotina.

Interessou-se por essa forma de ganhar dinheiro na internet? Então veja abaixo alguns dos mais conhecidos programas de afiliados:

• Google AdSense: oferecido pelo Google, trata-se do maior programa de afiliados do mundo e remunera por cliques (e não por vendas);

• Lomadee: programa da Buscapé, mais focado na venda de produtos, remunera por venda finalizada;

• Hotmart: centralizada em infoprodutos, a Hotmart conta com uma grande capilaridade de opções, encaixando-se no tema de praticamente qualquer blog (remunera mediante percentual aplicado sobre a venda);

• Cursos 24 Horas: voltado à indicação de cursos online.

9. Venda de produtos/serviços digitais

Neste ponto, não estamos falando de ganhar dinheiro na internet com a participação em um programa de afiliados, mas sim na venda direta de seus próprios produtos ou serviços digitais (caso, é claro, você tenha alguma habilidade ligada à área de Design ou Marketing, por exemplo).

Você pode fazer freelance para agências de publicidade ou mesmo oferecer diretamente a empresas de sua vizinhança a criação de identidade visual (logotipo, folders, estratégias de e-mail marketing etc.). O ideal, aqui, é ter familiaridade com programas como Illustrator, InDesign e Dreamweaver.

10. Investimentos no mercado financeiro

Ele era engraxate, filho de imigrantes e morador de uma casa simples no bairro do Brás, em São Paulo. Filho de uma lavadeira e com uma infância difícil, ainda moço já era orientado por amigos sobre os benefícios de fazer uma previdência privada e de investir no mercado financeiro.

Desde cedo interessado pelas estratégias de aplicações financeiras, o então jovem de roupas simples passou a aplicar as sobras de seu pequeno salário em ações que pagavam bons dividendos. Resiliência, estudo intenso e paciência fizeram com que ele chegasse à terceira idade como o maior investidor em bolsa de valores do Brasil, com capital acumulado de mais de R$ 1 bilhão. Estamos falando de Luiz Barsi. Mas poderíamos estar falando de você.

O investimento no mercado financeiro ainda é raro no Brasil. Em um país de cultura hedonista como o nosso e com pouco incentivo governamental à educação financeira, o consumo parece muito mais sedutor do que a poupança.

Mas essa mentalidade precisa mudar para que o Brasil se equipare a países com alta taxa de poupança, em que o percentual de cidadãos que atingiram sua independência financeira trabalhando por conta própria é muito maior do que por aqui.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 54% da população aplica no mercado financeiro, enquanto, no Brasil, esse percentual não chega a 0,3%. Mas é possível ganhar dinheiro investindo a ponto, inclusive, de libertar-se da amarra do dia a dia do escritório.

Existem muitos brasileiros que conseguiram multiplicar seu patrimônio e ganhar dinheiro na internet dedicando algumas horas de seu dia ao mercado financeiro. Alguns via day trade (que objetiva tirar proveito das flutuações diárias do mercado acionário); outros, mediante estratégias mais conservadoras e focadas no longo prazo (como no caso de aplicações em previdência privada e fundos de renda fixa).

A questão é que quem investe aprende a fazer o dinheiro trabalhar para si mesmo, o que, em dado momento, tende a resultar em liberdade e independência financeira completa. Se você quer ganhar dinheiro na internet, o mundo dos investimentos é um caminho interessante e, mais do que isso, inescapável.

11. Criação de uma startup

O início é sempre apertado, em todos os sentidos. Foi em 3 metros quadrados (espaço que mal acomoda uma única pessoa deitada) que o empreendedor André Garcia criou o embrião do que viria a ser o site Estante Virtual, loja online especializada na venda de livros usados (com 4 milhões de clientes) que, em 2017, foi vendida à Livraria Cultura.

Com conhecimentos em programação, André se trancou no quarto de empregada dos avós para tirar do papel seu projeto de reunir todo o acervo dos sebos espalhados pelo Brasil. História parecida com o início de muitas startups que fizeram sucesso nos últimos anos.

A combinação de inovações tecnológicas, como Big Data, Internet das Coisas (IoT), impressoras 3D, realidade virtual e blockchain, deixa ainda em aberto uma infinidade de serviços a serem lançados nas mais diversas áreas do mercado.

Se você é um médico e tem espírito empreendedor, por exemplo, pode pensar em desenvolver um aplicativo que traga informações clínicas diretamente ao celular do profissional; se é advogado e entende de programação, que tal avaliar a criação de uma solução que emita alertas de publicações em diário oficial?

Mas as possibilidades de ganhar dinheiro na internet com uma startup são extensas: você pode pensar também em um Tinder de RH, um app que agregue pessoas que não tenham companhia para ir a algum evento (shows, congressos, exposições), um sistema que organize campeonatos amadores de futebol, um marketplace para fazer o churrasco do fim de semana, enfim: o mundo está aberto à sua criatividade e empreendedorismo!

Uma vez que a ideia esteja bem formatada e que haja um plano de negócios bem estruturado, você pode procurar o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), inclusive no intuito de buscar intermediação para levar seu projeto a potenciais investidores-anjo.

12. Prestação de serviços remotos à sua empresa

Bom, mas se as 11 primeiras opções listadas não despertaram seu interesse (ou se você não desfruta de nenhuma das habilidades requeridas acima), ainda há uma esperança de ganhar dinheiro na internet — e sem pedir demissão de seu trabalho atual.

Já pensou em apresentar à sua chefia uma proposta de trabalho remoto?

Ficar livre de congestionamentos, ter flexibilidade de horários, não ter que se preocupar em fazer aquele “social” no ambiente de trabalho: as vantagens do home office são diversas, o que explica por que 81% dos brasileiros sonham em trabalhar em casa.

O que deve ficar claro a quem tem essa ideia em mente é que, como todas as outras opções mostradas acima, não se trata de um atalho para ganhar dinheiro fácil sem sair de casa. O chamado teletrabalho costuma vir atrelado a metas mais desafiadoras, além de carga horária superior à dos colegas que atuam in company.

Além disso, disciplina, extremo autocontrole e capacidade de gerir problemas por si mesmo são virtudes fundamentais para dar certo nesse modelo laboral. Isso sem falar que sua casa deve estar preparada para seu trabalho.

Se você tem 3 filhos pequenos que demandam atenção o tempo todo, home office é inviável. Se você, invariavelmente, sucumbe à tentação periódica da geladeira ou daquele programa de TV no meio da tarde, da mesma força, pode esquecer! Trabalho remoto é a arte da autogestão.

Pois bem, chegamos ao final por hoje. Você percebeu, neste post, que existe uma infinidade de formas de ganhar dinheiro na internet, seja extraindo dela renda principal ou apenas como complementação de receitas.

Com a manutenção da crise econômica no país, novos modelos de trabalho estão surgindo, mas o limiar entre sucesso e fracasso é tênue e passa por questões como autodidatismo, disciplina, persistência e capacidade de gerir suas economias.

O que é essencial nesse percurso é ser capaz de diagnosticar seus pontos fortes e cruzá-los adequadamente com as oportunidades que o mercado oferece, com muito estudo e planejamento.

Por falar em estudo, já assinou nossa newsletter? Com ela, você vai obter outras dicas de como ganhar dinheiro na internet e também ficará por dentro de tudo o que se refere a temas como educação financeira, empreendedorismo, planejamento, investimentos e muito mais! Sucesso em seus projetos e até a próxima!

seguro ideal