Conheça 7 opções imperdíveis de filmes sobre mercado financeiro

Conheça 7 opções imperdíveis de filmes sobre mercado financeiro

Quem pretende conquistar a independência financeira, investir com sabedoria e alcançar bons resultados nessa área já sabe ser mais do que indicado estudar bastante sobre o assunto. Nesse sentido, uma das melhores maneiras de aprender é se conectar com histórias, principalmente as retratadas em filmes sobre mercado financeiro.

Além de mostrarem o funcionamento do mundo das finanças e facilitarem o entendimento das diferentes funções do setor, as obras cinematográficas têm o poder de trazer muitos aprendizados — o que pode facilitar a sua curva de crescimento.

Pronto para conhecer uma lista com os 7 melhores filmes sobre o mercado financeiro? Então, continue a leitura!

Filmes sobre mercado financeiro que são imperdíveis

7 melhores filmes sobre mercado financeiro

1. “A Grande Aposta”

Inspirado em fatos reais, o filme conta a história de uma companhia que passa a investir grandes montantes de dinheiro do fundo de investimentos em apostas de que o sistema imobiliário dos Estados Unidos quebrará em breve.

Michel Burry, o dono da empresa citada, e outros três homens preveem de maneiras diferentes que algo de muito preocupante aconteceria com a economia do país. A partir daí, tanto corretores quanto iniciantes na bolsa passam a buscar meios para ganhar muito dinheiro com a situação enquanto apostam na crise do mercado.

O ponto mais interessante para os espectadores é entender que, no mercado financeiro, alguém sempre está ganhando, basta apostar no melhor investimento no momento certo.

2. “O Lobo de Wall Street”

O filme retrata a história de Jordan Belfort, que durante seis meses trabalha em uma corretora de valores de Wall Street sob os ensinamentos de seu mentor. Quando Belfort finalmente é contratado pela firma, acontece o Black Monday, dia mundialmente marcado pela queda repentina das bolsas de valores de diversos países.

Ambicioso e desempregado, ele passa a trabalhar em uma empresa de fundo de quintal que negocia papéis de baixo custo e que não estão listados na bolsa de valores. É aí que Belfort tem a ideia de montar um negócio focado em vender ativos de valores baixos, mas que, em compensação, geram um alto retorno para o corretor.

Ao lado de amigos de velhos tempos, o corretor cria a Stratton Oakmont, empresa que enriquece os donos de forma ilícita à custa do apetite de investidores que esperavam lucrar milagrosamente e não investigavam os riscos envolvidos nas transações.

materiais educativos

3. “Enron”

Em formato de documentário, a obra mostra toda a trajetória da empresa chamada Enron, que pediu o reconhecimento de falência em dezembro de 2001. A companhia, que chegou a ser a sétima maior dos EUA, operava no setor de energia elétrica e contava com 21 mil funcionários.

O filme conta em ordem cronológica como o negócio teve sua rápida ascensão e como presenciou uma queda meteórica, se envolvendo em um grande escândalo que incluiu fraudes fiscais e resultou em uma dívida de 13 bilhões de dólares.

4. “Inside Job” (“Trabalho Interno”)

“Mais um documentário, mas dessa vez lançando um olhar de análise profunda e busca por compreensão do conjunto de fatores que levaram à crise financeira de 2008 — acontecimento que levou abaixo a economia de vários países e que repercute até hoje.

O diretor Charles Fergunson realizou uma vasta pesquisa sobre o assunto, gravando entrevistas com jornalistas, políticos, personalidades do mercado e acadêmicos. A partir delas, ele revela sua tese de que os grandes bancos norte-americanos sabiam que a combinação de negligência, desregulamentação e ganância poderiam levar o mercado ao colapso.

Embora a grande quantidade de detalhes e informação possa ser mais facilmente compreendida por quem já é familiarizado com o mercado financeiro, “Inside Job” é uma aula de economia e não deve ser ignorado.

5. “Grande Demais para Quebrar”

Baseada em um livro, a dramatização conta a história da quebra do mercado em 2008 vista pelos olhos do então Secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson. Apesar de ser ficção, o filme mostra a equipe de Paulson, junto a grandes nomes de Wall Street, na tentativa de salvar a economia dos Estados Unidos em meio a momentos de grande instabilidade do período.

Na trama, é possível acompanhar a saga das gigantes de concessão de crédito imobiliário — Fannie Mae e Freddie Mac —, os esforços para salvar empresas, como AIG, Merrill Lynch e Goldman Sachs, e a quebra do famoso banco de investimentos Lehman Brothers.

6. “Margin Call”

O analista e protagonista do filme, Peter Sullivan, trabalha no setor de riscos de uma corretora que está demitindo funcionários em massa, inclusive seu chefe. Peter tem acesso a um pen drive, que guarda uma análise da volatilidade da companhia, indicando que há duas semanas a empresa ultrapassou o limite de risco que poderia correr.

Desta forma, a corretora, que está prestes a falir, convoca uma reunião de emergência com diversos setores e acionistas, entre eles seu dono, John Tuld. Baseada nos fatos que levaram à falência do Lehman Brothers, a trama é perfeita para entender o que aconteceu momentos antes do colapso da economia dos Estados Unidos.

7. “Rogue Trader” (“A Fraude”)

O longa conta a vida e ascensão profissional do ambicioso Nick Leeson, empregado do Barings Bank. Avançando na carreira de escriturário a corretor da bolsa, ele passa a montar as alternativas de operação em mercado futuro.

No primeiro ano de negócios, Nick obtém muito sucesso e consegue grandes lucros para a empresa, embora ilegalmente tenha quebrado as regras e escondido as perdas em uma conta secreta. Com mais liberdade, dinheiro e perdas cada vez maiores, ele começa a especular o dinheiro dos investidores sem restrição até que conduz o banco a uma crise financeira sem precedentes.

O filme permite que o espectador entenda a fundo o funcionamento do mercado de ações e tire boas lições sobre os riscos de cada aposta ou investimento financeiro.

Muito mais do que entretenimento e diversão, os filmes sobre mercado financeiro são uma poderosa fonte de informações. Agora que você tem essa lista em mãos, pode começar a assisti-los um por um e aumentar o seu conhecimento sobre o assunto!

E você, já conhece algum dos filmes listados? Compartilhe a lista nas redes sociais e apresente essas poderosas histórias para seus contatos!

seguro ideal

  • Publicado

    05 de abril de 2019

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Investimentos