Filmes para empreendedores: 6 títulos que você deve assistir

Filmes para empreendedores: 6 títulos que você deve assistir

Montar um negócio é como ter um filho: depositamos nosso tempo e nossas economias, perdemos noites de sono, sonhamos com a forma que ele terá no futuro. Ali estão todos os nossos sonhos e até nossas frustrações. Mas e quando o caminho se torna difícil e você passa a se questionar se está no caminho certo?

Hoje, vamos mostrar alguns dos melhores filmes para empreendedores que inspirarão sua jornada, mostrando que sucesso quase sempre é precedido de muitos percalços. Parafraseando Max Weber, maior nome da Sociologia mundial, o homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível. Anote aí!

Filmes para empreendedores: 6 títulos que você deve assistir

1. Fome de poder, de 2016

Se você acha que não tem talento para negócios, pode começar sua lista por The founder. Intitulado no Brasil como Fome de poder, o longa-metragem narra a trajetória do McDonald’s, mostrando os primeiros passos de uma irrelevante hamburgueria em San Bernardino, na Califórnia, que se transformou em um poderoso símbolo cultural do século XX — a mais importante rede de fast-food do planeta.

A narrativa é honesta, não foge de polêmicas e passa longe de uma simples peça publicitária. Com elementos típicos dos filmes para empreendedores, a história descreve o mérito dos irmãos McDonald em enxergar oportunidade no meio de um ambiente de profundo caos vivido pelos Estados Unidos após a crise de 1929.

Ao mesmo tempo, o filme mostra como a chegada de uma visão externa levou ambição a um negócio que insistia em se manter local.

A contribuição do polêmico Ray Kroc e suas constantes desavenças com a família McDonald, sua relação delicada com a bebida e seus erros e acertos no desenvolvimento de um produto inovador certamente farão você se identificar com muitos aspectos desse caminho árduo (mas recompensador) que é a luta pelo sucesso.

filmes para empreendedores

2. O nome do sucesso, de 2015

Outra preciosidade entre os filmes para empreendedores é Joy, que em português virou O nome do sucesso. Com cara de biografia, mas com pitadas de comédia dramática, o longa conta com nomes de peso, como Bradley Cooper, Robert De Niro e Jennifer Lawrence.

Lawrence foi, inclusive, agraciada com o Globo de ouro de melhor atriz em comédia/musical, além de uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

Mergulhando no roteiro, a narrativa baseada em fatos reais trata da história de Joy Mangano, uma mãe solteira pobre, responsável pelo sustento da mãe, dos dois filhos pequenos, do ex-marido, do pai e da avó.

Por ocasião de um acidente no barco da sua sogra, Mangano cria um novo tipo de esfregão, produto de limpeza que se torna sucesso em um canal de televendas.

Ao longo desse caminho, fatos e personagens fazem da sua vida um verdadeiro pesadelo. No entanto, é sua determinação sobre-humana diante do que parece insuperável que transforma seu negócio em um império bilionário, mudando para sempre sua história.

Apesar de alguns momentos de ingenuidade, o filme tem a virtude de mostrar como a persistência diante do insucesso comercial pode culminar em êxito.

Há muitas mensagens de garra e superação que fazem valer o entretenimento, sutilezas que colocam O nome do sucesso como um filme obrigatório para empreendedores que precisam de uma dose de entusiasmo.

3. Walt antes de Mickey, de 2015

Planejamento e monitoramento de resultados, comprometimento, obstinação, espírito aberto ao risco e otimismo: essas são apenas algumas qualidades imprescindíveis a um empresário de sucesso. E você consegue observar todas elas na narrativa que delineia a história de Sir Walt Disney!

O filme mostra a trajetória desse gênio que, assim como você, enfrentou dificuldades comuns da jornada empreendedora. Sabia que ele precisou até pedir ajuda à família após a falência do seu primeiro estúdio, o Laugh-O-Gram?

Walt Disney passou por situações que talvez você também já tenha passado, como perder os direitos autorais de suas animações ou se decepcionar com a baixa bilheteria de algumas produções. Vale a pena conferir!

seguro ideal

4. À procura da felicidade, de 2006

Apesar de não ter nem 15 anos de lançamento, o longa já é considerado por muitos especialistas como um clássico do cinema.

Com o protagonista Will Smith indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator, além da indicação também na categoria melhor canção, a película mostra que não existe barreira que possa se contrapor a seus sonhos quando sua obstinação só enxerga o sucesso como destino.

Você está com dificuldades de caixa? Não consegue fazer seu produto entrar na preferência do público? Tem dificuldades básicas de gestão e começa a se perguntar se não é hora de desistir?

Antes de tomar qualquer decisão, dê uma olhada na história do personagem de Smith. Esse é daqueles filmes para empreendedores que fazem você pensar “se ele conseguiu, eu também posso conseguir”.

Também apoiado em fatos reais, o enredo descreve o drama de Chris Gardner, um pai de família sem dinheiro, despejado de casa, abandonado pela esposa e que, no auge de uma crise econômica nacional, tem que dormir em estações de metrô enquanto procura uma saída para suas dificuldades.

Sua vida começa a mudar quando ele consegue uma vaga de estágio em uma importante corretora de valores, mas sem receber remuneração pelos serviços prestados. Só no final do contrato de experiência é que a empresa decidirá qual dos muitos estagiários se tornará parte da equipe.

O filme vem de um best-seller homônimo que detalha a história real de um homem que saltou da miséria para uma fortuna estimada em 600 milhões de dólares. Vale a pena entender como se deu esse processo de metamorfose!

filmes para empreendedores

5. A grande aposta, de 2015

Inspirado no livro de Michael Lewis sobre a crise financeira de 2008, o filme A grande aposta é um ótimo referencial para quem quer entender o que é uma bolha financeira, bem como as trapaças de Wall Street e seus caminhos para o enriquecimento.

No enredo, Michael Burry, vivido por Christian Bale, é um empresário que decide apostar os recursos do fundo de investimento do qual é gestor na quebra do sistema imobiliário nos Estados Unidos. A decisão causa desconforto nos investidores, que nunca haviam apostado contra o mercado. A partir daí, uma série de eventos se sucede.

É bem interessante para nós, brasileiros, compreendermos como funcionam os títulos lastreados em hipotecas que sustentavam o sistema imobiliário norte-americano.

Embora esse instituto não seja tão comum por aqui, o filme é útil para mostrar as disparidades econômicas, o jogo do mercado e os perigosos ciclos por que a economia passa.

É um dos filmes para empreendedores que melhor trabalha os temas ligados ao mercado de capitais. Mas o enredo interessa também a qualquer empresário que precisa conhecer os princípios mais básicos da roda econômica.

6. O homem que mudou o jogo, de 2011

O compositor alemão Beethoven dizia que o gênio é composto por 2% de talento e 98% de perseverante aplicação. E essa máxima é especialmente válida para Billy Beane, o gerente do time de baseball Oakland Athletics interpretado por Brad Pitt.

Com poucos recursos e com o auxílio de Peter Brand, interpretado por Jonah Hill, Beane desenvolve um complexo software estatístico que transforma jogadores comuns em verdadeiras máquinas de vitória.

Lições como liderança, correção de erros e maximização das potencialidades da equipe mediante análise de indicadores são alguns dos elementos que você encontra nesse filme, extremamente útil para seu dia a dia empresarial.

Você tem amigos, familiares e colegas ligados ao mundo dos negócios em suas mídias sociais? Então compartilhe agora mesmo nosso conteúdo e inspire sua rede de contatos com esses filmes para empreendedores que podem mudar suas histórias!

materiais educativos