Afinal, empréstimo online é seguro?

Afinal, empréstimo online é seguro?

Ao contrário do que muitos podem pensar, recorrer a um empréstimo pode sim ser uma solução financeira inteligente. Dentre as formas de recorrer a isso, surge o empréstimo online, mas será que ele é seguro?

Saiba que a resposta é sim, mas é preciso tomar certos cuidados para não cair em golpes.

Entre os principais pontos que devem ser avaliados antes de tomar essa decisão financeira estão analisar se o site da financeira ou do banco tem certificado de segurança e buscar referências sobre a empresa na internet.

É importante, ainda, checar o CNPJ na Receita Federal, comparar taxas de juros e ler o contrato com atenção. Continue acompanhando para entender como fazer um empréstimo online com segurança!

Afinal, empréstimo online é seguro?

Cheque o link do site

Veja dicas para contratar empréstimo online

Para saber se o empréstimo online é realmente seguro, verifique, antes de tudo, o link do site que oferece a solução. Infelizmente, muitos fraudadores montam armadilhas, com a criação de páginas que parecem legítimas, mas que são, na verdade, uma forma de conseguir dados pessoais de usuários. Muitos golpistas simulam até sites de bancos e instituições financeiras reconhecidas.

Para não cair em cilada, sempre confira se, ao lado do endereço da página há um cadeado. Isso indica que o site é certificado e que todos os dados que ele contém são criptografados. Cheque, ainda, se antes do endereço aparece https:// e não só http://. Esse é outro indicativo de que o site é seguro.

seguro ideal

 

 

 

 

 

Procure por certificados de segurança

Além de ter atenção ao link da página que está oferecendo o empréstimo online, confira também se existem outros certificados de segurança.

Tenha em mente que, no fim das contas, os sites de instituições que oferecem empréstimos pela internet têm que ter a mesma segurança oferecida por seu banco.

Fique atento, então, aos certificados que a página tem, sabendo que empresas confiáveis contam com sites certificados por marcas especialistas em estrutura de segurança — como Site Blindado e Symantec.

Pesquise o CNPJ

Para saber se a empresa que oferece o empréstimo online é idônea (e, até mesmo, se ela realmente existe), um passo importante é checar se seu CNPJ está registrado na Receita Federal.

Para tanto, basta acessar o site da Receita e, de forma gratuita, verificar se os dados principais da empresa (razão social, nome fantasia, endereço, atividades e natureza jurídica) condizem com o que ela informa em seu site. Verifique ainda a situação cadastral do negócio, checando se ele está ativo.

Veja a reputação da empresa

Tudo bem, a empresa que oferece o empréstimo online existe e está ativa. Mas será que o serviço que ela presta realmente vale a pena? Uma forma de reduzir as chances de contratar um empréstimo com uma instituição que não é idônea é simplesmente fazendo uma pesquisa sobre ela na internet.

Consulte sites como Reclame Aqui e redes sociais, como Twitter e Facebook, para analisar a reputação. Os clientes que fizeram negócio com ela estão satisfeitos ou reclamam de algo?

A lógica é simples: empresas que recebem um grande número de reclamações certamente não prestam o melhor serviço possível! Veja ainda se o negócio dá retorno aos clientes que fizeram algum comentário negativo ou se deixa os consumidores sem resposta.

Compare taxas de juros

empréstimo online

É essencial ter atenção às condições de pagamento e às taxas de juros cobradas pela empresa que oferece empréstimo online. Compare com a média do mercado e também com outras instituições financeiras e bancos.

O segredo aqui está em desconfiar de instituições que cobrem taxas muito abaixo do mercado, bem como das que cobram valores muito acima da média.

Confira ainda as garantias que a empresa exige para fornecer o empréstimo a fim de se certificar de que você atende aos requisitos.

Não pague nada antecipadamente

Uma maneira de saber se o empréstimo online é seguro é ver o que a empresa pede antes de transferir o dinheiro. Instituições financeiras que não solicitam histórico de crédito e pressionam para que você feche negócio o mais rapidamente possível devem ser vistas com alguma desconfiança.

De forma alguma pague qualquer quantia antecipadamente, ok? Empresas idôneas não costumam exigir que a pessoa que está solicitando um empréstimo adiante qualquer taxa ou parcela antes de receber o dinheiro pedido.

Leia o contrato com atenção

Para não ter surpresas desagradáveis após a contratação do empréstimo online e garantir que está fazendo uma operação realmente segura, leia o contrato com atenção antes de fechar negócio. Confira tudo o que a empresa cobra do contratante e também quais são seus direitos ao contratar o empréstimo.

Nem todas as simulações de empréstimo online descrevem, por exemplo, todas as taxas que fazem parte da operação — como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Custo Efetivo Total (CET). Fique de olho!

A verdade é que o empréstimo online é seguro sim, desde que seja solicitado junto a uma instituição financeira idônea. No entanto, apesar da rapidez e da praticidade da modalidade, é preciso ter sempre em mente que essa é uma decisão séria, devendo ser feita com consciência.

Antes de bater o martelo, portanto, coloque as contas no papel para garantir que as parcelas caberão no seu orçamento e que você terá condições de quitar a dívida adequadamente.

materiais educativos

De toda forma, para evitar passar por essa situação novamente, é essencial investir no controle de crédito e no planejamento das finanças.

Gerencie suas despesas com atenção para garantir que conseguirá pagar as parcelas do empréstimo em dia e, quando quitar essa dívida, que tal guardar dinheiro para criar uma reserva para emergências?

Lembre-se: com um fundo para despesas imprevistas, você reduz as chances de ter que recorrer a empréstimos no futuro. Sem contar que manter as despesas organizadas é um passo essencial para alcançar a tão sonhada estabilidade financeira para sua família. Torne isso uma prioridade!

Por fim, se quer ler outros conteúdos sobre gerenciamento das finanças e planejamento financeiro pessoal, assine já a nossa newsletter! Assim, você terá acesso, em primeira mão, a outros posts que o ajudarão a manter sua vida financeira em ordem!

  • Publicado

    20 de julho de 2018

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Finanças pessoais