Desenvolvimento profissional: 7 dicas para alavancar sua carreira

Desenvolvimento profissional: 7 dicas para alavancar sua carreira

Buscar o desenvolvimento profissional constante é a chave para quem quer construir uma carreira de sucesso. Investir na própria formação não só valoriza a pessoa perante as empresas, como também ajuda a manter a motivação sempre em alta.

Se você não quer perder tempo e gostaria de alavancar a carreira agora mesmo, alguns passos indispensáveis são apostar em autoconhecimento, entender os seus objetivos e sempre ter um plano alternativo.

Quer saber mais? Então confira as nossas 7 dicas incríveis para quem busca desenvolvimento profissional!

1. Invista em autoconhecimento para seu desenvolvimento profissional

Invista em autoconhecimento para alavancar seu desenvolvimento profissional

O primeiro passo para quem quer alavancar a carreira é entender as próprias motivações profissionais. Não são poucas as pessoas que não param para pensar se o seu emprego atual está alinhado com as suas aspirações pessoais e de trabalho.

Para crescer profissionalmente, é importante, antes de tudo, se conhecer bem e entender o que de fato levaria à satisfação. Outro passo nesse sentido é saber quais são os pontos fortes e os fracos, para ter uma ideia das habilidades e conhecimentos que precisa desenvolver para evoluir.

Algumas dicas são:

• sempre fazer uma autoavaliação de como está levando a sua carreira;

• pensar sobre as suas atitudes;

• definir os resultados que deseja atingir;

• ter clareza sobre pontos fortes e competências que são indispensáveis para atingir aquilo que deseja na sua carreira e, também, sobre os pontos fracos que precisam ser trabalhados.

2. Entenda os seus objetivos profissionais

Assim como investir em autoconhecimento é vital para um desenvolvimento profissional constante, entender quais são as suas metas de carreira é outro passo indispensável.

Em linhas gerais, objetivos profissionais dizem aonde você deseja chegar. Para definir os seus, é importante estipular metas de curto, médio e longo prazo. A pergunta que não pode deixar de ser feita é: que cargo gostaria de ocupar e que atividades gostaria de exercer?

Outro ponto de atenção é que os seus objetivos profissionais devem sempre andar alinhados com os pessoais. Dessa forma, são bem maiores as chances de você ser bem-sucedido e alcançar aquilo que deseja em todas as áreas da sua vida.

materiais educativos

3. Sempre tenha um plano alternativo

O planejamento é essencial para alcançar aquilo que deseja. No entanto, nem sempre as coisas acontecem da forma que esperamos, seja no âmbito pessoal ou no profissional.

Com isso em mente, saiba que é preciso ter flexibilidade. Para alavancar a sua carreira, tenha sempre um plano alternativo caso a primeira opção não aconteça como esperado.

Imagine que, em cinco anos, você gostaria de ocupar a vaga de coordenador de marketing. Mas a sua carreira segue na direção de produção de eventos, por exemplo, e você descobriu que gosta da área. Que tal então criar um planejamento alternativo considerando esse novo rumo?

4. Faça investimentos no currículo

Não existe desenvolvimento profissional sem investimento. É preciso dedicar tempo e recursos financeiro na sua formação. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, inclusive dando ênfase a determinadas áreas de atuação.

Para não ficar para trás, é necessário prestar atenção às novas habilidades e conhecimentos exigidos, correndo atrás para acrescentá-los no seu currículo caso seja pertinente.

Se você não dispõe de recursos financeiros para fazer cursos e treinamentos, pode buscar uma infinidade de cursos gratuitos no mercado ou propor uma troca de conhecimentos com outros profissionais. O importante é não ficar parado!

5. Transforme o networking em prioridade

Amplie seu networking para deslanchar seu desenvolvimento profissional

A interação com outros profissionais é uma mola propulsora do desenvolvimento na carreira. A prática do networking é tão importante quanto investir em cursos e certificações. Há diversas formas de aumentar a sua rede de contatos ou interagir com quem já faz parte dela.

Use redes sociais como LinkedIn, compareça a feiras, palestras e outros eventos do seu setor e adote o bom e velho convite para um café. Assim, você consegue aquecer os seus contatos ou iniciar novos relacionamentos que podem ser positivos para a sua carreira no futuro.

Para criar uma boa imagem no mercado, é importante saber que networking é uma troca. Ou seja, além de pedir conselhos e indicações para vagas, é preciso também oferecê-los a outros profissionais. É uma via de mão dupla!

6. Invista em qualidade de vida

Desenvolver-se profissionalmente passa também por cuidar do corpo e da mente, a fim de estar disposto o suficiente para exercer as suas funções da melhor forma e evoluir o máximo possível na carreira.

Para isso, não basta apenas investir tempo e dinheiro na aquisição de novos conhecimentos. Buscar qualidade de vida é um objetivo que não pode ficar de fora do seu radar.

Alimente-se bem, beba bastante água, pratique exercícios e cuide da sua saúde emocional. Dessa forma, você terá toda a energia de que precisa para correr atrás dos seus objetivos profissionais.

7. Trabalhe as suas habilidades pessoais

Para crescer profissionalmente, não é suficiente apenas adquirir novos conhecimentos. Além da parte técnica, é essencial ter atenção também às suas competências pessoais. Quem almeja ocupar um cargo de liderança, por exemplo, não pode deixar de desenvolver características como organização e planejamento.

A boa notícia é que, mesmo se você não tem certas habilidades necessárias ao cargo que deseja ocupar, é possível desenvolvê-las. Basta saber identificar os seus pontos fracos e, com dedicação, trabalhar essas características.

Apostar no desenvolvimento profissional constante é indispensável para quem não ficar para trás no mercado de trabalho!

Em um cenário em que as mudanças nas atividades profissionais acontecem cada vez mais rápido, quem não quer perder o seu lugar deve ficar de olho nas tendências, valorizar as suas principais habilidades e investir tempo e dinheiro para corrigir os seus pontos fracos.

Entender que o funcionamento do mercado muda rapidamente é outro ponto de atenção para quem não quer parar de se desenvolver. As exigências aumentam a todo momento. É preciso ter atenção para não ficar com uma lacuna no currículo.

Pensar no futuro também é preciso. Faça um planejamento de longo prazo, considerando, inclusive, a aposentadoria. Dessa forma, você não corre o risco de ficar desprotegido nos últimos anos de carreira.

Para ter acesso a outros conteúdos sobre carreira e finanças, curta nossa página do Facebook e leia nossos posts em primeira mão!

seguro ideal

  • Publicado

    24 de maio de 2019

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Carreira