Conciliar trabalho e maternidade: confira 8 dicas imperdíveis

Conciliar trabalho e maternidade: confira 8 dicas imperdíveis

Não é de hoje que as mulheres têm múltiplas jornadas e infinitas habilidades. Ser mãe também significa ser chef de cozinha, motorista particular, enfermeira, contadora de histórias, animadora de festas e tantas outras funções. Mas foi com a entrada no mercado profissional que as mães tiverem que aprender a dar conta de outra enorme tarefa: conciliar trabalho e maternidade.

Buscar a independência feminina, defender a igualdade de direitos e se desenvolver na carreira: esse trio de metas é fundamental para qualquer mulher moderna. Na prática, porém, toda mãe sabe que é preciso encontrar um equilíbrio entre as áreas da vida para que a rotina seja ao mesmo tempo produtiva e leve. Mas como dar conta de tudo isso?

Criamos este conteúdo com 8 dicas essenciais para ajudar nessa missão. Pronta para alcançar seus objetivos sem culpa e com harmonia tanto no trabalho quanto em casa? Então boa leitura!

Dicas para conciliar trabalho e maternidade

1. Almoce em casa

Um dos maiores dilemas das mães que trabalham fora é ter que sair cedo e só voltar tarde. Nesse sentido, uma boa solução para quem mora perto do trabalho é dar uma escapadinha para almoçar em casa. Aproveitar esse tempo em família é ótimo para acompanhar a nutrição dos filhos, conversar sobre suas atividades do dia e criar laços afetivos.

Se almoçar em casa não for prático para sua realidade, tente organizar pelo menos uma refeição diária em que todos sentem à mesa juntos e compartilhem suas ideias. Tanto o café da manhã quanto o jantar são ótimas opções.

2. Programe seu tempo

conciliar trabalho e maternidade

É muito importante tirar o máximo de proveito possível do tempo que você passa junto com seus filhos. Mesmo que seja só à noite e nos fins de semana, você pode se preparar para que cada minuto conte. Que tal programar para que todos cozinhem juntos um jantar por semana, convidar os pequenos para preparar os lanches do dia seguinte ou ainda levá-los às compras junto com você?

Separar um horário para conferir as tarefas escolares e entender o que as crianças estão aprendendo também é fundamental. Dessa maneira, você pode até mesmo preparar atividades para o final de semana que ajudem no aprendizado de determinadas matérias.

Precisamos lembrar aqui que organização é palavra-chave para que você consiga desfrutar dos seus horários livres com qualidade.

3. Monte um calendário da família

Em complemento à dica anterior, você pode organizar um calendário da família. Nessa agenda, liste todas as tarefas que devem ser realizadas por cada integrante. Se seus filhos já têm idade para cumprir pequenas incumbências que podem influenciar na mesada, por exemplo, como arrumar a cama ou tirar o lixo, elenque essas atividades.

Escreva sobre programas escolares, atividades extraclasse, dias das aulas de inglês, compromissos para o final de semana e até sobre obrigações que podem facilitar a sua rotina, como contas a pagar.

O calendário da família pode ser tanto físico, pendurado na geladeira ou em algum lugar de acesso diário, como virtual, usando algum aplicativo específico para esse fim ou mesmo o calendário do Google, por exemplo.

4. Aposte na tecnologia

Por falar em tecnologia, já que ela está tão presente no dia a dia, por que não usá-la ao seu favor, não é mesmo? Aproveite os tantos meios de comunicação disponíveis para se aproximar dos seus filhos. Se eles ficam com um parente ou babá, por exemplo, tire uns minutos da manhã e outros da tarde para ligar para eles e ouvir o que têm a contar.

Se as crianças vão à creche ou à escolinha, use aplicativos para acompanhar a agenda e até dar uma espiada nas câmeras, se for o caso. Já se os filhos são mais velhos e têm celular, não hesite em mandar mensagens e trocar e-mails para saber do seu dia!

5. Divida as responsabilidades

conciliar trabalho e maternidade

Lembre-se de que o tempo em que todas as responsabilidades de uma casa recaíam sobre os ombros da mulher já ficou para trás. Com cada vez mais mães trabalhando fora e ajudando no sustento do lar, é praticamente impossível dar conta de tudo o que deve ser feito sozinha.

Não insista em tentar salvar o mundo por conta própria! Divida as tarefas de cuidado com as crianças com seu parceiro e, se possível, conte com uma ajuda externa para deixar a casa em ordem.

Dividir algumas responsabilidades e delegar atividades permitem que, quando você chegar do trabalho, tenha mais tempo e disposição para passar algumas horinhas de qualidade com os pequenos, já que terá menos preocupações com as atividades mais básicas. Isso vai ajudar a conciliar trabalho e maternidade.

6. Limite as distrações

Procure ser disciplinada para não perder tempo ao verificar e-mails, mensagens ou fazer ligações em horários que podem ser aproveitados com as crianças. Deixe para fazer essas atividades quando os pequenos estiverem dormindo!

Outra boa prática é reduzir a quantidade de TV assistida durante a semana. Comece passando de 1 hora por noite para 1 vez na semana. Assim, você maximiza o tempo com seus filhos e com seu parceiro durante o período em que está em casa.

7. Evite levar trabalho para casa

É verdade que, muitas vezes, parece que a jornada de 8 horas simplesmente não é suficiente para resolver tudo o que um dia corrido exige. Mas se você já passa todo esse tempo na empresa e ainda mais algumas horas no trânsito, chegar em casa e ter que mergulhar em papelada do trabalho pode atrapalhar seu relacionamento com as crianças.

Tudo bem se esse episódio acontecer vez ou outra, mas quando a situação vira rotina, talvez seja a hora de analisar suas prioridades. Prefira dedicar o período que você fica em casa aos pequenos, envolvendo-se nos seus afazeres, brincando, conversando e estando 100% presente.

8. Crie tempo para você

Nutrir o relacionamento com seu parceiro é fundamental para ter sempre com quem contar e para que saibam apreciar a companhia um do outro. Mas igualmente importante é separar um tempo para você! Ao gerenciar sua agenda com sabedoria, você pode reservar horários para relaxar e cuidar de si mesma.

Seja para sair com os amigos ou apenas para ler um livro, uma pausa refrescante na rotina ajuda a recarregar as energias e a cuidar das suas necessidades pessoais. Com a mente em ordem, fica muito mais fácil lidar com as tarefas do dia a dia.

Ser uma mãe que consegue conciliar trabalho e maternidade pode ser desafiador, mas é mais que possível. Como você viu, ao se planejar e saber dividir as atividades da semana, você pode tirar essa incumbência de letra!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para entender mais sobre como garantir a pensão dos filhos!

  • Publicado

    07 de dezembro de 2018

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Carreira Família