Como escolher os beneficiários do seguro de vida?

Como escolher os beneficiários do seguro de vida?

Quando você faz um seguro de vida, está garantindo que, na sua ausência, quem depende de você estará protegido financeiramente. Além disso, contratar um seguro de vida é a forma mais tranquila de deixar dinheiro para alguém. O seguro de vida não entra em inventário, não é tributado e é de direito de quem foi designado beneficiário.

A Mongeral Aegon possui diversos planos de seguro que atendem às suas necessidades específicas. Faça uma simulação online e obtenha tranquilidade financeira para você e sua família.

Mas e se você tiver mais de uma pessoa que depende financeiramente de você? Por isso, não deixe nada ao acaso ou sujeito à interpretação de terceiros. Tudo deve ficar devidamente registrado no momento da contratação do plano e no seu certificado. Mas não se preocupe, você pode solicitar alterações à seguradora sempre que quiser.

Ao fazer sua escolha, é importante ser muito específico e saber que você pode escolher deixar o seguro para quantas pessoas desejar. Se, por exemplo, você designar filhos legítimos como beneficiários, os filhos adotados poderão ser excluídos, mesmo se você orientar previamente o compartilhamento do benefício. Por isso, não deixe nada ao acaso ou sujeito à interpretação de terceiros. Tudo deve ficar devidamente registrado no seu certificado ou apólice.

Antes de escolher um beneficiário, é importante avaliar alguns aspectos:

  • Seus filhos precisarão deste dinheiro para pagar a faculdade?
  • Seus pais precisarão de ajuda para pagar as despesas médicas?
  • Seus netos contam com seu auxílio financeiro hoje para a educação?
  • Existe algum parente que você gostaria de deixar amparado?
  • Seu sócio terá como dar continuidade aos negócios, se você faltar?
  • Existe alguma instituição de caridade que você queira beneficiar

Lembre-se que você pode ter mais de um beneficiário. Mas cuidado para não nomear alguém que não tenha condições de administrar o dinheiro. No caso da indicação de menores até 16 anos, o pagamento do benefício é efetuado através de crédito em conta poupança em nome do menor e, na falta dos pais, será solicitado um termo de tutela.

Posso mudar meus beneficiários?

Sim. Você pode mudar seus beneficiários a qualquer momento. Inclusive, é importante rever seu seguro com frequência. Casamento, filhos, netos ou mesmo se algum familiar agora depende de você, são mudanças na vida que podem afetar a sua escolha.

O importante é que cada alteração fique devidamente documentada na seguradora, e que os beneficiários fiquem informados de onde está guardada a documentação.

  • Publicado

    16 de maio de 2016

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Seguro de vida