Veja 8 dicas de como conseguir mais clientes como freelancer

Veja 8 dicas de como conseguir mais clientes como freelancer

Quem trabalha no modelo freelancer sempre quer saber: como conseguir mais clientes? Afinal, essa estratégia é indispensável para garantir uma renda confortável todo mês, além de segurança financeira no longo prazo.

No entanto, muitos profissionais têm dificuldade de expandir sua carteira, seja por timidez na hora de vender seus serviços ou por não saberem por onde começar.

Neste post, damos sugestões incríveis de como conquistar mais clientes, a fim de manter a agenda de trabalho freelancer sempre cheia e ter dinheiro suficiente no final do mês.

Falaremos sobre usar as redes sociais a seu favor, não ter vergonha de divulgar seu serviço e criar uma imagem positiva no ambiente virtual e fora dele.

Confira a seguir mais detalhes das nossas 8 dicas para conseguir mais clientes como freelancer!

8 dicas de como conseguir mais clientes com freelancer:

1. Use as redes sociais

Veja 8 dicas de como conseguir mais clientes como freelancer

Uma forma muito eficiente de conseguir mais clientes como freelancer é usar as redes sociais a seu favor. É possível aproveitar seu perfil no LinkedIn, por exemplo, para divulgar o currículo, esclarecer seus objetivos profissionais e participar de grupos de discussão dentro da sua área de atuação.

A rede social profissional também é uma excelente ferramenta para fortalecer o network, ter acesso a oportunidades de serviços, e ainda, expressar sua opinião sobre temas relativos ao seu escopo de trabalho.

Redes sociais populares, como Facebook e Instagram, também podem ser usadas não só para divulgar seu trabalho como freelancer, mas para descobrir eventos da sua área de atuação. Busque perfis e grupos que abordam o assunto.

Como seu objetivo é conseguir mais clientes, lembre-se de que é essencial manter uma imagem profissional. Pensando nisso, evite entrar em discussões polêmicas ou fazer postagens que possam comprometer a forma como você é visto.

2. Divulgue seus trabalhos

Para conseguir mais clientes, é essencial difundir seu serviço. Independentemente da área de atuação, é preciso mostrar a qualidade da produção e a sua versatilidade como profissional.

Por isso, faça uma seleção cuidadosa e divulgue os melhores trabalhos que já fez, tanto em termos de qualidade quanto de complexidade.

Na hora da curadoria, busque selecionar os trabalhos que mais te representam enquanto profissional. Nada de exagero! Foque na qualidade, não na quantidade.

Caso você atenda a empresas de grande porte, como marcas conhecidas, não deixe de citar isso no seu portfólio. Mas, para não ter dor de cabeça, confira com cada cliente se o seu nome pode ser divulgado.

Em alguns casos, há cláusulas de confidencialidade que não permitem a publicação.

3. Tenha um site ou página na internet

Ter uma vitrine na internet é a melhor forma de divulgar seu trabalho como freelancer e conseguir mais clientes. O ideal é criar algo que permita que você seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google, ou pelas redes sociais.

Um site próprio é a melhor opção, mas muitos freelancers usam também redes sociais e plataformas segmentadas para divulgar sua produção. O Behance, por exemplo, é bastante utilizado por quem atua como ilustrador ou designer.

Independentemente do local escolhido para centralizar sua produção na internet, é essencial manter a página sempre atualizada, com um endereço profissional, para que ela seja encontrada com facilidade por quem tem interesse em contratar seus serviços.

materiais educativos

4. Crie uma imagem positiva

Ter uma imagem positiva é indispensável não só para conseguir mais clientes, mas também para fidelizar os atuais. Faça uma avaliação cuidadosa dos seus perfis online a fim de garantir que eles condizem com a imagem que você deseja passar como profissional.

Postagens ofensivas, fotos comprometedoras e falta de cuidado com a ortografia, por exemplo, são deslizes que podem prejudicar sua imagem profissional e dificultar a busca por novos clientes.

5. Cumpra prazos

Veja como conseguir clientes como freelancer em 8 dicas

Para manter uma imagem positiva, não basta cuidar dos seus perfis e da sua atividade online. Sem uma boa conduta profissional, sua busca por novos clientes como autônomo certamente não será tão bem-sucedida.

Além de oferecer um trabalho de qualidade, que cumpra o que foi acordado, é essencial ter atenção a outros pontos, como o cumprimento de prazos.

Profissionais que entendem a demanda, passam um prazo razoável para a entrega da tarefa e realmente cumprem o que prometem já saem na frente em relação à concorrência.

6. Preze a qualidade

Na ânsia de conseguir mais clientes, muitos freelancers acabam comprometendo a qualidade do seu trabalho. Não cometa esse erro.

Expandir sua carteira é desejável, claro. Mas para um crescimento sustentável e uma boa imagem profissional, prezar a qualidade é algo inegociável.

Nesse sentido, nunca entregue trabalhos que não foram feitos como deveriam ou que não correspondam ao que foi combinado com o cliente.

Isso fará com que você perca negócios, o que prejudica na hora de pedir indicações para empresas ou pessoas que contrataram seus serviços.

Para ter uma rotina produtiva, considere usar aplicativos de organização e nunca pegue mais tarefas do que a sua rotina comporta.

7. Peça recomendações

Um trabalho bem-executado pode e deve ser indicado. Por isso, não deixe de pedir para seus clientes atuais recomendarem seus serviços para a rede de contatos deles.

Se eles estiverem satisfeitos com seu trabalho, não vão hesitar na hora de recomendá-lo como freelancer para outras pessoas, seja pessoalmente ou por comentários nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Quanto mais pessoas indicarem seus serviços, melhor será sua reputação como profissional. Cultivar bons relacionamentos é essencial para quem quer ser freelancer e, claro, manter a renda e o orçamento em dia.

8. Faça networking

Para conseguir mais clientes como freelancer, é importante deixar a timidez de lado e mostrar seu trabalho para o mundo. Não tenha vergonha da sua produção!

Investir em networking é uma forma de ver e ser visto por outros especialistas da mesma área de atuação, e isso é indispensável para o desenvolvimento profissional.

Participe de eventos do seu setor, como feiras, workshops e palestras. Apresente-se para outros profissionais e potenciais clientes. Use redes sociais como o LinkedIn para interagir e trocar ideias com pessoas que são referência na sua área.

Desses contatos, podem surgir oportunidades de trabalho interessantes e, quem sabe, até mesmo convites de emprego.

Siga essas 8 dicas incríveis de como conseguir mais clientes, garanta sua renda mensal como autônomo e aumente assim sua segurança financeira!

Conhece alguém que também gostaria de entender como conseguir mais clientes? Então não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais!

seguro ideal