9 aplicativos de finanças que você precisa conhecer

9 aplicativos de finanças que você precisa conhecer

Planejar e organizar as finanças é uma atividade essencial para não estourarmos o orçamento, principalmente no momento de incertezas econômicas e políticas que o país está vivendo.

No entanto, essa atividade pode ser bastante difícil de ser realizada, principalmente porque precisamos lembrar de manter uma constância em anotar os gastos e tirar algumas horas para analisar o orçamento do mês.

Mas não precisa se desesperar! Existem diversos aplicativos de finanças que podem te ajudar — e muito — nessa tarefa. Continue lendo o nosso artigo e conheça alguns deles:

1. Money Lover

Money Lover é um aplicativo grátis bem fácil de usar. Ele te ajuda a computar e controlar todos os gastos do mês e organizá-los em categorias, como compras, contas a pagar e gastos com restaurantes e bares.

A melhor parte do aplicativo é que você também pode computar quanto ganhou no mês que ele calcula automaticamente o dinheiro que você ainda tem disponível ou avia se você já está no vermelho.

Outra funcionalidade bacana é que você consegue definir um valor para gastar em cada mês e ainda acompanha com gráficos quais as áreas em que o dinheiro está indo embora mais rápido, facilitando o corte de gastos.

2. Guia Bolso

Outro aplicativo 100% grátis e ainda por cima brasileiro. Com o Guia Bolso é possível acessar o saldo de todas as suas contas em um só lugar, assim como os gastos com os cartões de débito e crédito.

O aplicativo categoriza automaticamente as suas compras em categorias, facilitando entender o que aconteceu com o dinheiro e onde você precisa economizar mais.

A melhor parte é que você pode criar metas para guardar dinheiro ou cortar gastos que o próprio aplicativo vai te lembrar quanto você ainda pode gastar. Assim, não tem como extrapolar!



3. Minhas Economias

Esse aplicativo para Android e iPhone requer que você mesmo cadastre os seus gastos e ganhos. Apesar do “trabalho extra”, ele pode ser um dos mais indicados para quem tem renda variável ou já começou a fazer um planejamento financeiro em uma planilha de Excel e quer migrar para o aplicativo.

Minhas Economias também está na categoria de aplicativos de finanças gratuitos e o mais legal é que você não precisa estar conectado à internet para consultá-lo ou atualizar seus gastos.

4. MoneyWise

Esse aplicativo foi eleito com o “Melhor Aplicativo de Monitoramento de Orçamento para Android” pelo site lifehacker.com.

Ele possui versão em português, é gratuito e também exibe resumo e categorias dos seus gastos diários.

O grande diferencial do aplicativo está no fato de ele permitir exportar o seu controle financeiro para uma planilha em Excel e de o próprio usuário poder criar etiquetas para identificar os seus gastos.

MoneyWise também funciona sem conexão de internet e ainda permite criar várias contas protegidas por senhas. Excelente para quem deseja controlar o orçamento de toda a família!



5. Finanças Pessoais

Finanças Pessoais é um aplicativo gratuito, simples, rápido e fácil de usar. Com ele, também é possível controlar os ganhos e as despesas do mês, mas o grande diferencial fica no fato de que você pode criar metas de economia para objetivos específicos, como comprar um carro ou viajar, e acompanhar como está se saindo.

O aplicativo ainda permite configurar alertas por e-mail para te lembrar de pagar contas e apresenta um calendário mensal com todos os seus gastos e relatórios que informam os melhores meses para fazer compras.

6. Money Care

Apesar do nome em inglês, o Money Care é um aplicativo totalmente em português que custa R$ 7,50.

Ele traz as mesmas funcionalidades que os aplicativos anteriores para controlar as finanças, com a diferença de que lista as contas que estão atrasadas e que deverão ser pagas nos próximos dias ou meses.

Com o Money Care também é possível realizar transferências para outras contas e verificar o saldo de cada banco. O aplicativo ainda faz uma projeção de como será a sua situação financeira nos próximos meses para que você consiga se programar e economizar ainda mais.

7. Finance

Um dos aplicativos de finanças mais bem avaliados tanto pelos usuários de Android quanto de iPhone. E o melhor de tudo: é gratuito!

Finance é um dos aplicativos mais completos para orçamentos e gestão de finanças, no entanto, pode ser um pouco complexo para quem estão chegando nesse mundo agora e ainda não conhece alguns conceitos.

8. Toshl Finance

Apesar do nome difícil, o Toshl Finance é um aplicativo bem fácil de usar, gratuito e com versão em português.

Ele te lembra das suas contas que estão próximas de vencer e cria gráficos visuais que ajudam a identificar em quais áreas você está gastando mais e precisa dar aquela apertada na carteira.

A parte mais legal é que o aplicativo vai aprendendo com os seus hábitos e cria gráficos para prever tendências de como será a sua situação financeira nos próximos meses. Uma ótima forma de se programar e economizar ainda mais quando for preciso!

9. Organizze

A proposta do Organizze é ajudar aos usuários descomplicarem as suas vidas financeiras.

Com ele, você organiza as despesas e identifica onde o dinheiro está indo embora. O aplicativo ainda cria lembretes para que você pague as suas contas em dia e pare de gastar com juros, o que ajuda bastante a melhorar o orçamento no final do mês!

Por fim, o aplicativo também permite com que você crie metas, sejam elas de economia ou para comprar algo que você deseja há muito tempo. Além de mostrar o quanto falta para que a meta seja atingida, essa é uma excelente maneira de se manter motivado e focado!

Existem diversas opções de aplicativos de finanças que vão te ajudar a controlar melhor o orçamento e a gastar menos. Pesquise mais a fundo os que listamos aqui para que você consiga encontrar o que mais pode te ajudar a atingir os seus objetivos e a finalmente colocar as finanças em dia!

Gostou das nossas dicas e lembrou daquele amigo ou parente que também está passando por dificuldades financeiras? Então, não deixe de compartilhar essa lista de aplicativos de finanças nas redes sociais e ajudar outras pessoas!