Aplicativos de controle financeiro para você

Aplicativos de controle financeiro para você

Você já deve ter lido muitas vezes sobre a importância de cuidar das suas finanças pessoais. O problema é que muitas pessoas não sabem exatamente como fazer isso. Mas a tecnologia atual vem disponibilizando muitos aplicativos de controle financeiro que são práticos e eficazes.

O que você não deve fazer é deixar as finanças à deriva, sem saber exatamente o quanto e com o que gasta. Esse é um dos principais fatores de endividamento no Brasil, já que é fácil fazer com que sua dívida vire uma bola de neve incontrolável. Uma vez que isso acontece, a situação pode ficar facilmente irreversível.

Ao mesmo tempo, confiar apenas em planilhas financeiras ou no velho bloquinho de anotações pode fazer com que você acredite que tem o controle da situação. Mas nem sempre isso é verdade e rapidamente você pode ter problemas financeiros inesperados.

Por isso, não deixe de abusar da tecnologia. Ela é a sua principal aliada na gestão financeira. Veja, abaixo, 9 aplicativos que você precisa conhecer para cuidar da sua saúde das suas finanças:

1. Money Wise

A matemática da saúde financeira é simples e universal: você precisa garantir que suas receitas sejam maiores que as despesas. Essa balança positiva é que faz com que suas contas fiquem equilibradas e que você possa investir o recurso economizado, cuidando do seu futuro. Em resumo, você precisa gastar menos do que ganha.

O Money Wise é um aplicativo muito simples, que permite que você adicione suas receitas e despesas para que saiba exatamente como anda o seu orçamento doméstico. A ferramenta traz um histórico da sua vida financeira e mostra, com a ajuda de gráficos, como o seu dinheiro está sendo gasto. Assim você descobre o que está sugando os seus recursos e encontra uma maneira de manter a sua conta bancária no azul.



2. Finanças Pessoais

Não é fácil ter uma visão global de todos os seus gastos. Todos os meses, são diversos boletos para pagar, além das pequenas despesas que tomam grande parte do seu orçamento.

O Finanças Pessoais permite que você crie relatórios e controle todas as suas contas, com destaque especial para a temida fatura do cartão de crédito. Também é possível criar calendários com a previsão dos gastos futuros, evitando surpresas desagradáveis.

3. Minhas Economias

Com este aplicativo você pode construir planilhas completas para saber o quanto de dinheiro está disponível na sua conta, o quanto foi gasto e quais serão as próximas despesas.

Além de prático e funcional, o Minhas Economias traz uma importante bagagem educativa, com links para que você aprenda mais sobre economia doméstica e controle financeiro.

Uma funcionalidade interessante é a possibilidade de categorizar suas contas. Assim, você pode alocar suas despesas em grupos como alimentação, transporte, moradia etc. Existem categorias preestabelecidas pelo app, mas você pode criar quantas achar necessário para a sua organização.

4. Money Care

Disponível em duas versões (uma paga e mais completa, a outra gratuita e com menos recursos), o Money Care é um app tradicional, que apresenta suas funcionalidades em uma interface bem simples e intuitiva.

Ele permite que você tenha um controle completo das suas contas, produzindo relatórios de faturas pagas e pendentes. Assim você consegue fazer a gestão do que já foi gasto e pode se programar para pagar as contas que ainda não venceram.

O aplicativo é bastante interativo e conta com a possibilidade de que o usuário adicione filtros, para tornar a busca pelas informações mais fácil e rápida.



5. Cartão Fácil

Se você não gosta de andar por aí com dinheiro na carteira e abusa dos seus cartões, não deixe de baixar o Cartão Fácil. Com ele você pode inserir todos os gastos realizados em crédito ou débito, impedindo surpresas no saldo bancário ou na fatura do cartão de crédito.

Em relação às compras parceladas, que costumam bagunçar a sua organização financeira, é possível cadastrá-las no app, o que permite um controle mais real das suas faturas que chegarão nos próximos meses.

6. Bill Reminder

Você já se esqueceu de pagar alguma conta? Com a quantidade de boletos e faturas que precisam ser pagos todos os meses, isso é bem comum.

O Bill Reminder disponibiliza um calendário totalmente dedicado às suas contas, evitando que você pague multas e juros desnecessários. É possível configurar alertas de várias maneiras, para que você fique sempre em dia com seus pagamentos.

7. Conta Coletiva

Sair com os amigos para um bar ou restaurante é muito divertido, mas a hora de pagar a conta pode ser um grande problema. Como cada um pede uma coisa, alguns bebem mais, outros menos, sempre existe alguém que fica no prejuízo.

Com o app Conta Coletiva, você consegue fazer a divisão de uma forma igualitária entre todos os participantes da confraternização, evitando que a conta pese mais no bolso de determinadas pessoas do que no de outras.

8. Guia Bolso

Considerado como um dos mais completos aplicativos de controle financeiro do mercado, o GuiaBolso tem como grande vantagem a simplicidade e a abrangência na gestão. Você pode adicionar cartões e sincronizar contas bancárias, gerando relatórios bastante claros e completos da sua situação financeira.

O aplicativo também traz conteúdo exclusivo, voltado para a educação financeira do usuário, além de dicas de consumo familiar e individual.

9. Moni

O Moni traz inúmeras opções de design para a construção de relatórios financeiros, controlando o seu orçamento e a saída de dinheiro da sua conta bancária. É uma solução muito boa para quem quer evitar gastos, principalmente no dia a dia.

Além de utilizar a tecnologia, a melhor maneira de controlar as suas finanças é prestar a atenção nos próprios gastos e evitar o consumismo excessivo. Observe, principalmente, os pequenos gastos do dia a dia, que costumam ser os principais vilões do seu orçamento.

Se você gostou deste conteúdo e acha que algum destes aplicativos de controle financeiro pode ser útil para você, então compartilhe este texto com seus amigos e ajude-os na gestão financeira!