9 melhores práticas para economizar água em casa

9 melhores práticas para economizar água em casa

Economizar em casa água é importante por, no mínimo, dois fatores: redução de gastos, que podem facilitar o orçamento doméstico e responsabilidade ambiental, visto que cada dia mais é preciso cuidar dos recursos naturais que estão acabando em todo o mundo.

De acordo com o World Resources Institute, ligado à ONU, atualmente mais de um bilhão de pessoas vive em áreas com escassez de água e, até 2025, 3,5 bilhões podem experimentar a falta dela para saneamento, higiene e sobrevivência diária.

Pensando nisso, resolvemos trazer para você uma série de dicas para ajudá-lo a economizar água em casa. Continue lendo para ver como a mudança de hábitos pode ser muito útil na missão de se tornar um consumidor mais consciente!

1. Mantenha as torneiras fechadas ao escovar os dentes e lavar a louça

A facilidade de deixar a água escorrendo enquanto fazemos atividades como escovar os dentes e ensaboar a louça, muitas vezes, nos faz esquecer que o pequeno fio que vai para o ralo é um desperdício.

Parece pouco se olharmos para situações isoladas, mas contando que cada membro da família escova os dentes no mínimo três vezes ao dia e que lavar a louça também é feito mais que uma vez ao dia, podemos imaginar o quanto de água é desperdiçada.

Então, comece a monitorar esse hábito e agir sobre ele. Você vai perceber que o valor da conta de água vai diminuir — se todos fizerem isso em um edifício, o valor da taxa sobre esse recurso natural também pode cair significativamente.



2. Investigue possíveis vazamentos em sua casa

Uma quantidade incrível de água pode estar escoando dinheiro em sua casa sem que você se dê conta. Muitas vezes, alguns tipos de vazamentos, sobretudo no interior de paredes e no subsolo do quintal, por exemplo, podem estar acontecendo. Eles são silenciosos e podem ser pequenas gotas. Mas, de gota em gota — já diz o ditado popular — se enche um oceano!

Se você tem um registro de consumo de água em casa, pode fazer essa investigação certificando-se de que todas as torneiras estão fechadas e verificando se mesmo assim os ponteiros continuam rodando. Os especialistas apontam que uma gota vazando por segundo representa trinta litros por dia sendo mal utilizados.

3. Trate a água da piscina para não precisar renová-la muitas vezes

Adotar boas práticas de manutenção da água da piscina também pode ajudar a economizar água em casa. Em vez de trocar a água muitas vezes durante um mês, é possível ter cuidados como cobrir a piscina para que folhas e insetos caiam na água e também fazer o tratamento químico da água.

A cobertura da piscina, além de evitar sujeiras na água, também evita a evaporação exagerada, o que resulta na não necessidade de repor com tanta frequência.

Contratar um profissional que faça a limpeza da água periodicamente também pode ser muito mais vantajoso do que gastar muita água. Em médio e longo prazo, os valores pagos ao especialista podem ser bem menores do que as taxas de consumo.


4. Utilize arejadores em torneiras e chuveiros

Os chamados arejadores, dispositivos que podem ser acoplados em torneiras e chuveiros, podem ajudar na distribuição melhor dos filetes de água, formando uma queda mais harmoniosa.

Com eles, é possível aproveitar melhor a água, diminuir, por exemplo, o tempo de banho e também aumentar a rapidez da lavagem de louças. Em pouco tempo, a redução no consumo paga o valor investido nos arranjadores, que têm uma vida útil muito grande.

5. Use a água da chuva para fins não potáveis

Lavar calçadas, regar plantas, fazer limpeza doméstica… Há uma série de atividades que não exigem água potável. Logo, você pode começar a coletar água da chuva.

Utilize uma caixa d’água dedicada a isso, ou um tonel grande. Para facilitar a coleta, você pode dispô-los na queda de uma calha.

Esse costume, que não vai custar muito dinheiro para ser implementado, pode reduzir significativamente o consumo de água tratada e, ao mesmo tempo, contribuir enormemente para o meio ambiente.

As plantas até gostam mais da água da chuva do que daquela tratada com cloro, você vai, inclusive, notar uma melhora nelas!

6. Adote caixas de descarga acopladas aos vasos sanitários

Desde 2001, por padrão, as caixas de descarga que podem ser acopladas aos vasos sanitários comportam seis litros d’água. E elas são muito boas para economizar água — apesar de terem um valor mais alto do que as tradicionais, acabam se pagando em pouco tempo.

Perceba que ao utilizar uma caixa de descarga tradicional, accionada por válvula, cada vez que acionadas são liberados cerca de 15 litros. E isso pode ser bem mais se a válvula tiver algum defeito (chegando a trinta litros).



7. Use a máquina de lavar roupas menos vezes na semana

Acumular bastante roupa antes de lavar também é uma atitude inteligente quando se quer economizar água. Este eletrodoméstico é também um dos que mais consomem energia elétrica.

A quantidade de água utilizada quando há um acúmulo de roupas sujas compensa muito, pois não é necessário repetir o processo muitas vezes na semana.

Uma dica adicional: utilize a água do segundo enxágue (que costuma sair quase sem sabão) para lavar calçadas, banheiros etc.

8. Regue jardins à noite

Ao regar jardins à noite, você diminui a perda de água por evaporação. E isso faz toda a diferença, pois não é necessário dar muitas passadas de água. As plantas têm mais tempo para absorver o líquido, pois o sol não o “consome” e durante a noite o próprio funcionamento dos mecanismos de absorção dos vegetais é mais apurado.

9. Otimize o tempo dos seus banhos

O hábito de demorar bastante no banho é realmente tentador. É bem relaxante receber a água morna sobre a pele. Acontece que o gasto de água e energia é imenso durante os banhos. Então é preciso rever esse costume.

Uma dica interessante é adotar a banheira algumas vezes por semana — naquela sexta-feira que merece mais relaxamento, por exemplo. Você enche a banheira com a água na temperatura ideal e pode gastar o tempo que quiser sem a preocupação com o desperdício.

O que você achou das nossas dicas para economizar água em casa? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele!