Quais despesas podem ser deduzidas do Imposto de Renda?

Quais despesas podem ser deduzidas do Imposto de Renda?

Sempre que você começa a pensar em como realizará a sua declaração do Imposto de Renda (IR), logo surge uma dúvida: é possível domar o leão e fazer com que ele não cause muito impacto ao seu bolso? Sim! Isto é possível principalmente quando você utiliza despesas dedutíveis na sua declaração.

Mas o que são despesas dedutíveis?

Despesas dedutíveis são aquelas que amortizam a base de cálculo do IR. O valor destes gastos é subtraído dos rendimentos totais, reduzindo o valor-base para cálculo do Imposto de Renda. Assim, a probabilidade de você ter direito à restituição aumenta. E, havendo imposto a pagar, o valor é consequentemente reduzido. São considerados despesas dedutíveis os gastos com itens essenciais, como saúde e educação.

É importante destacar que as despesas dedutíveis precisam de comprovação e podem ser utilizadas apenas na declaração completa.

“A quantidade de deduções a fazer influencia a forma como você vai fazer a sua declaração de Imposto de Renda. Existem duas opções: a declaração completa e a simplificada.” Reginaldo Coutinho, Gerente de Tributos da Mongeral Aegon

Quanto mais deduções, menor será o valor para cálculo do IR. Para quem tem poucas deduções a fazer, em geral é mais vantajoso realizar a declaração simplificada. Neste modelo de declaração, a Receita concede um desconto de 20% sobre a renda tributável sem necessidade de comprovar de gastos.

Saiba mais: Qual é a diferença entre declaração simplificada e declaração completa?
Mas quais despesas são consideradas dedutíveis pela Receita Federal? Qualquer gasto com educação pode ser considerado? E despesas médicas? Os gastos também se aplicam aos dependentes?

Veja as dicas que nós temos sobre as despesas que podem ser deduzidas do seu Imposto de Renda!

 

Lembre-se – Organize todas as suas despesas com os respectivos comprovantes e avalie se elas são realmente dedutíveis. Existem regras específicas para cada situação.

5 casos especiais para dedução

1. Independentemente de terem recebido de pessoas físicas e/ou jurídicas, profissionais autônomos devem estar atentos às despesas que poderão ser deduzidas do IR. São consideradas dedutíveis as despesas indispensáveis à realização do seu trabalho, como os gastos com o aluguel do espaço em que o trabalho é realizado.

2. Para deduzir o investimento com previdência privada, é necessário contribuir com o INSS e existe um limite para dedução: até 12% da renda bruta anual.

Saiba mais: Como declarar previdência privada no Imposto de Renda?

3. Despesas com educação têm um limite anual para serem deduzidas. Em 2016, o limite é de R$ 3.561,50 por pessoa ou dependente.

4. Nem sempre é vantajoso declarar dependentes, pois é necessário declarar os seus rendimentos.

5. Os pagamentos de pensão alimentícia autorizados pela justiça podem ser deduzidos, mas quem recebe a pensão deixa automaticamente de ser considerado dependente do contribuinte e passa a ser alimentando. No caso do alimentando, é possível deduzir apenas a pensão alimentícia paga.

Está inseguro para iniciar a sua declaração? Não sabe por onde começar?

Faça download do nosso infográfico e confira 10 dicas imprescindíveis para realizar a declaração do Imposto de Renda.