9 dicas de economia nas compras do supermercado

9 dicas de economia nas compras do supermercado

Diante de problemas financeiros, muitas pessoas acabam culpando as dívidas e os altos custos da vida contemporânea pelo orçamento apertado. Mas você já parou para pensar que o que mais atrapalha você de economizar está nos pequenos gastos do dia a dia, por exemplo, nas suas compras do supermercado?

O post de hoje traz 9 dicas para garantir que elas cubram apenas o essencial e atendam a todas as necessidades domésticas! Confira!

1. Elabore sempre uma listinha

Ao ir às compras, a primeira estratégia a adotar é saber exatamente o que você está procurando. É importantíssimo, por isso, fazer uma lista detalhada de tudo aquilo que você precisa comprar.

Para fazer uma boa lista, dê uma boa checada na sua despensa e consulte os demais membros da casa. Você pode envolver toda a família na elaboração dela, contando com o bom senso de cada uma para adquirir apenas o necessário, equilibrando saúde e prazer, é claro.

Assim, as probabilidades de fazer compras supérfluas ou por impulso diminuem, e você deixa seu orçamento sem rombos!

2. Faça suas compras semanalmente

Outra boa forma de economizar nas compras de supermercado é fazê-las semanalmente. Isso diminui o desperdício de alimentos e lhe dá uma noção mais concreta do que quer comprar novamente (um produto ou uma marca, por exemplo, em função do preço e da qualidade) antes de adquirir maiores quantidades.

Além disso, as compras semanais possibilitam que você fique por dentro das promoções, o que pode aumentar ainda mais a sua economia.

3. Organize seu cardápio da semana

Para saber exatamente o que precisa, é necessário já ter uma noção antecipada de qual será o seu cardápio de refeições para cada dia da semana. Assim, fica bem mais simples elaborar uma lista de compras que contemple todos os ingredientes necessários.

O ideal neste momento é comprar alimentos que possam ser usados em diversos pratos. Apenas com feijão, arroz e alguns legumes, há uma infinidade de receitas deliciosas que você pode experimentar! Administrando melhor seus recursos, você também facilita sua vida na cozinha e come mais saudavelmente!




4. Tenha um orçamento limite

Como em qualquer outro aspecto de sua vida, também é importante ter limites para suas compras de supermercado. Já que você fará suas compras semanalmente, é lógico fazer também um planejamento financeiro referente a este período e se esforçar para não estourá-lo!

A melhor forma de fazer uma boa estimativa é somando os preços de todos os produtos que devem ser comprados e estipular o que pode ser gasto. É claro, é importante deixar uma margem de diferença, caso o preço dos produtos varie, mas sem perder de vista sua intenção inicial, que é economizar!

Mais importante do que ter um orçamento bem delimitado é se manter fiel a ele. Saber o quão importante será essa economia para a sua vida financeira tornará a atitude mais espontânea.

5. Pesquise preços

É cômodo fazer compras em apenas uma rede de supermercados, principalmente naquele pertinho da sua casa. No entanto, para saber onde estão os melhores preços, é fundamental fazer uma visita a outros estabelecimentos.

Além dos supermercados já conhecidos, não despreze as vendas, mercadinhos e hortifrutis, que, muitas vezes, oferecem preços melhores e mais descontos nas compras. Neles, é possível também conhecer os vendedores, fazer amizades e se tornar cliente fiel.

Também é importante se manter atualizado quanto às promoções de cada um deles. Faça um mapeamento dos produtos que são mais baratos em determinados locais. Assim, mesmo que a ida a outros lugares exija que você se desloque um pouco mais, sua economia também será bem maior.

6. Fique atento aos prazos de validade dos produtos

Normalmente, muitos supermercados oferecem promoções-relâmpago naqueles itens que estão perto de vencer. Assim, os clientes pensarão que estão fazendo um bom negócio, quando, na verdade, aquela mercadoria já está prestes a expirar.

Consequentemente, o produto não poderá ficar por muito tempo na sua cozinha e correrá o risco de ir para o lixo — desperdício de alimento e dinheiro!

Por essa razão, além de prestar atenção aos valores das mercadorias do supermercado, é importante também checar as datas de vencimento. Muitas vezes, é melhor adquirir um produto que sairá um pouco mais caro, mas que terá maior tempo útil em sua casa. Assim, você poderá usá-lo em diversos pratos e ocasiões.

7. Considere outras marcas

Todo mundo tem suas marcas preferidas de determinados produtos. Mas nem sempre elas oferecem os melhores preços nos supermercados. Por isso, para quem quer economizar, é essencial estar aberto para experimentar novas marcas.

Nesse sentido, uma boa opção são as linhas próprias do supermercado, que normalmente são mais baratas e oferecem qualidade similar às grandes marcas. Nos últimos anos, várias redes têm investido em suas marcas próprias — o que, como consequência, traz maior variedade para o cliente, a custos menores.

8. Não faça compras com fome

Parece brincadeira, mas é verdade: fazer compras com fome é garantia de que você comprará mais e pelo impulso inconsciente de saciá-la. Quem nunca comprou aquela barra de chocolate ou iogurte no supermercado porque não fez um lanchinho antes?

As chances de fugir de sua lista quando você compra com fome são muito maiores, o que impedirá que você economize. Por isso, o que acha de comer uma fruta ou fazer uma boquinha para não querer devorar o supermercado inteiro?

9. Tente não levar seus filhos ao supermercado

O supermercado é um parque de diversões para as crianças. Lá estão todas as suas guloseimas favoritas, lindamente dispostas em prateleiras com as mais variadas tentações.

Fazer compras de supermercado com seus filhos tornará a tarefa de economizar muito mais complicada. Ainda que você converse antes com eles e já esteja investindo em sua educação financeira, eles podem não resistir e pedir que você compre itens que extrapolam o orçamento.

Todos nós sabemos o quanto é difícil negar alguma coisa para os nossos filhos, não é verdade? Por evitar o problema, faça de tudo para deixá-los em casa ou fazer suas compras antes de buscá-los na escola, por exemplo.

Exagerar nas compras de supermercado é um problema comum. Porém, elas deixarão de ser as vilãs de seu orçamento se você tiver um pouco de organização e um plano de ação para comprar de maneira mais eficaz e barata.

Gostou destas dicas? Que tal compartilhar o post nas suas redes sociais com outras famílias?