Perguntas frequentes

Veja aqui se sua dúvida está entre as listadas abaixo. Se não estiver, entre em contato conosco para que possamos ajudar você a esclarecer o que precisa. Nossa Central de Relacionamento está à sua disposição nos telefones 4003 3355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para capitais e regiões metropolitanas), 0800 881 3355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para todas as localidades) e 0800 771 5472 (para todas as localidades, disponível 24h, exclusivo para deficientes auditivos e de fala).

Benefícios

Quais as formas de pagamento dos benefícios da Mongeral Aegon?

Depósito bancário: o valor do benefício é creditado na conta informada pelo beneficiário.

Cheque: o cheque nominal fica disponível na unidade de atendimento da Mongeral Aegon mais próxima.

Qual a documentação necessária para a solicitação de um benefício?

Verifique na página de solicitação de benefícios os documentos necessários de acordo com o seu seguro.

Cancelamento

Não tenho condições financeiras para continuar pagando o meu plano. O que eu posso fazer?

Dependendo do plano, você pode reduzir o valor da contribuição. Mas é importante ressaltar que o valor do benefício também será reduzido, proporcionalmente. Entre em contato com a nossa Central de Relacionamento. Um dos nossos agentes estará pronto para te ajudar a encontrar uma alternativa.

Contribuições

Posso mudar a forma de pagamento das minhas contribuições?

Sim. Basta enviar sua solicitação por carta, devidamente assinada, para: Mongeral Aegon Seguros e Previdência S.A. - Caixa Postal 40.090 - CEP 20270-971 - Rio de Janeiro, RJ.

Posso incluir descontos de terceiros no meu contracheque?

Sim. Se desejar, você poderá autorizar o desconto, no seu contracheque, das contribuições referentes a seus pais, cônjuge, filhos e irmãos.

Posso reduzir o valor da minha de contribuição?

Depende do plano que você contratou. Contudo, lembre-se de que ao reduzir o valor da contribuição do plano que já possui, você estará reduzindo, também, proporcionalmente, o valor do benefício. Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento. Um dos nossos agentes estará pronto para te ajudar a encontrar uma alternativa.

O desconto da minha contribuição não foi incluído no meu contracheque. O que devo fazer?

Informe à Central de Relacionamento Mongeral Aegon, disponível nos telefones 4003 3355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para capitais e regiões metropolitanas), 0800 881 3355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para todas as localidades) e 0800 771 5472 (para todas as localidades, disponível 24h, exclusivo para deficientes auditivos e de fala.Enviaremos uma ficha de compensação bancária para que você possa pagar essa contribuição e providenciaremos a regularização dos descontos em seu contracheque.

Quando e como é feito o reajuste das contribuições?

Para os clientes cuja forma de pagamento é através de desconto no contracheque, o reajuste é feito em maio. Para as demais formas de pagamento, o reajuste é anual, no mês de aniversário da inscrição no plano. Os indexadores utilizados estão indicados nas Condições Gerais/Regulamentos do seu plano. Dependendo do que você contratou, além da atualização monetária, ocorre também o reajuste por mudança de faixa etária nas mesmas datas, conforme previsto nas Condições Gerais/Regulamento dos planos.

Quais são as formas de pagamento das contribuições?

Desconto no contracheque, boleto bancário, débito em conta e, na para comprars online, com cartão de crédito.

Não recebi o carnê para pagamento bancário. O devo fazer?

Você pode solicitar a 2ª via ligando para a Central de Relacionamento Mongeral Aegon, disponível nos telefones 4003 3355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para capitais e regiões metropolitanas), 0800 881 3355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para todas as localidades) e 0800 771 5472 (para todas as localidades, disponível 24h, exclusivo para deficientes auditivos e de fala). Aproveite para atualizar o seu endereço e e-mail.

Imposto de renda

Posso optar pela Tabela Regressiva do Imposto de Renda para qualquer plano que possuo na Mongeral Aegon?

A legislação determina que apenas os planos de contribuição definida e contribuição variável, como PGBL e VGBL, podem ser tributados com base na Tabela Regressiva do IR. Para os demais planos, a tributação será sempre pela Tabela Progressiva.

Qual a diferença entre a tributação na Tabela Progressiva e na Tabela Regressiva do Imposto de Renda?

Na Tabela Progressiva, a alíquota que incide sobre o dinheiro recebido leva em consideração o seu valor (quanto maior o valor recebido, mais imposto será pago). Na Tabela Regressiva, a alíquota é determinada conforme o prazo do investimento (quanto mais antiga a aplicação, menor será a alíquota).

Como funciona a dedução das contribuições no Imposto de Renda?

Nos planos de previdência nos quais a indenização é paga sob a forma de renda (aposentadoria, pensão por morte e renda por invalidez), o titular pode abater a soma das contribuições realizadas durante o ano até o limite de 12% da sua renda bruta tributável, desde que faça a declaração pelo formulário completo e também contribua para a Previdência Oficial do governo.

Leia mais sobre o assunto no nosso Guia do imposto de renda

Planos

Os planos da Mongeral Aegon dão direito a resgate?

Para os estruturados no Regime de Repartição Simples, não. Apenas os planos estruturados no Regime de Capitalização, que formam reserva e nos quais o Regulamento tenha essa condição prevista há o direito ao resgate. O resgate não corresponde à totalidade das contribuições pagas, já que uma parte dela é destinada a cobrir o risco do plano. A informação sobre qual Regime é utilizado consta das Condições Gerais/Regulamentos do seu plano.

Serviços

Como posso solicitar o contato de um corretor?

Você pode encontrar o corretor mais próximo à sua região, através nosso serviço de localização de corretores online e realizar o agendamento de uma consultoria diretamente com o corretor da sua escolha. Você também pode ligar para a unidade mais próxima, para a CRMA - Central de Relacionamento Mongeral Aegon pelos telefones 4003 3355 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 881 3355 (para todas as localidades).

Como faço para solicitar a 2ª via de um documento?

Basta ligar para a Central de Relacionamento, disponível nos telefones 4003 3355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para capitais e regiões metropolitanas), 0800 881 3355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para todas as localidades) e 0800 771 5472 (para todas as localidades, disponível 24h, exclusivo para deficientes auditivos e de fala). Você pode também enviar sua solicitação devidamente assinada pelo fax (21) 2221 7034 ou por carta para: Mongeral Aegon Seguros e Previdência S.A. - Caixa Postal 40.950 - CEP 20270-971 - Rio de Janeiro, RJ.

Como faço para solicitar os serviços assistenciais previstos no meu plano?

Ligue para 0800 026 0909, informe nome e número do CPF do titular do plano e imediatamente um prestador de serviços local entrará em contato com você.